O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Ipem-SP realizará plantão de taxímetro em Assis

Os plantões são voltados para profissionais que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo

Os taxistas de Assis, cidade localizada a 434 km da capital, já podem consultar no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação de verificação está programada para ocorrer na segunda-feira, 3 de outubro, das 9h ao 12h, na avenida Rui Barbosa, nº 3.100, Jardim Paulista.
Os serviços precisam ser agendados no site do Ipem-SP para realização nas regionais do instituto no estado de São Paulo.
Todos os serviços referentes a taxímetro na Capital e nas regionais do instituto no estado de São Paulo devem ser agendados no site do Ipem-SP, ?tanto para “Verificação” como para “Outros Serviços”. Por exemplo, troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.
O retorno da atividade segue todas as medidas sanitárias de segurança contra o Corona vírus (Covid-19).
O taxista está sujeito à penalidade em caso de atraso ou não comparecimento à verificação anual de taxímetro.
Para realizar a verificação os taxistas devem agendar o horário de atendimento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.
Na data da verificação, o taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

  • Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;
  • Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);
  • Certificado da última verificação do Ipem-SP;
  • GRU quitada.

Os serviços de reparo ou manutenção dos taxímetros deverão ser realizados pelas oficinas permissionárias pelo Ipem-SP devidamente autorizadas para a execução das atividades neste ano.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros).
A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em Marília.
Interessados em acompanhar a verificação dos radares devem acionar a Assessoria de Imprensa do instituto.

Fique de olho
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta.
O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.

(Colaborou Assessoria de Imprensa do Ipem-SP)

Ultimas Notícias!