Medalhas, kits sustentáveis, café especial e muito bate-papo sobre um futuro mais sustentável! A manhã da última sexta-feira (6) foi especial para os alunos de escolas públicas e privadas, que tiveram um desempenho notável na 4ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2024), com a cerimônia de premiação realizada no SESI de Presidente Prudente. Estiveram presentes no evento professores e quase 100 estudantes de 15 escolas de Presidente Prudente, Lucélia, Presidente Venceslau, Bastos e Maracaí.
Entre os jovens que já adotam e compartilham hábitos conscientes para um mundo melhor na área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste, Tiago Mendes Cintra se destacou e conquistou o primeiro lugar o jovem. Estudante do Colégio Braga Mello de Presidente Prudente, ele cita que gosta muito de aprender e que gostou muito da Olimpíada de Eficiência Energética. “A gente acaba aprendendo coisas que não está no currículo da escola, mas que é muito importante para nossa formação pessoal”, destaca.
“Acho que fui melhor nas provas do que na gamificação. Para mim, na prova a gente compreende melhor sobre as matrizes energéticas, sobre a energia no nosso país, como ela é utilizada e como deveria ser utilizada. Mas aprendi muito também por meio dos jogos. Achei muito legal e interativo”, conta.
Quem também está seguiu firme na ONEE e conquistou a segunda colocação foi a Giovana Akemi Arita, do 8º ano da Escola São José de Bastos, da cidade de Bastos. A jovem conta que ganhar a medalha representa o esforço e agrega no currículo para a universidade. “Além disso, essas Olimpíadas agregam muito no nosso conhecimento. Meus pais ficaram bem orgulhosos”, diz.
Na região de Assis, 14 alunos de 4 escolas públicas e privadas foram medalhistas. São elas:
- Unidade escolar de Assis: Colégio Ressureição Santa Maria;
- Unidade escolar de Bastos: Escola São José de Bastos;
- Unidades escolares de Maracaí: Colégio Leme Amstalden e Escola Estadual Professor Lourenço Luciano Carneiro.
Incentivo
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasil, conta com a coordenação do Instituto ABRADEE da Energia e com a participação das concessionárias distribuidoras de energia que operam nos 27 estados e no Distrito Federal, entre elas a Energisa.
Em todo o país, mais de 260 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, participaram da ONEE. Destes, 2.106 inscritos de 30 escolas e 117 medalhistas são da área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste, composta por 82 cidades nos estados de São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais.
“Além de levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, a Olimpíada contribui para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes”, explica Thiago Peres de Oliveira, que é coordenador de Eficiência Energética da Energisa.
Conforme Thiago, todos os participantes estão crescendo com o conhecimento e a capacidade de transformar nossa sociedade. “Ao pensar em eficiência energética, não falamos somente de economia de energia, estamos construindo um futuro melhor para que nossos filhos e netos possam viver em um mundo mais saudável”, diz.
E em 2025 tem mais! “A ONEE é mais que uma premiação, é uma iniciativa que permite aos alunos um contato com questões interessantes e desafiadoras da ciência e propicia um ambiente diferente e motivador na escola. A ideia é que a competição estimule os participantes a treinarem para melhorar seus resultados e, claro, que levem o aprendizado para seus círculos familiares”, finaliza o coordenador.
(Assessoria de Comunicação)