O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

UNIP-Objetivo participa da 26ª Bett Brasil Educar

Grupo traz temas como Inteligência Artificial, Robótica, Escola do Mar, Ensino a Distância e representante do Google para feira.

Com atividades interativas e participação de alunos, diretores, coordenadores e professores, representantes de todos os níveis de ensino do Grupo conduzirão 16 palestras sobre os mais variados temas da atualidade. Vicente Carrari, Head of Education do Google, ministrará palestra sobre o tema “A Era Digital na Educação”.
O Grupo UNIP-Objetivo está presente na 26ª edição da Bett Educar, maior feira de Educação da América Latina, que acontece de 14 a 17 de maio, no Transamérica Expo Center, das 9h às 19h. No estande (C140), serão apresentados vários destaques que chamam a atenção pela atualidade, inovação e pioneirismo. Além de atividades com alunos, serão proferidas 16 palestras (temáticas, datas e horários ao final deste).

ENSINO E TECNOLOGIA / INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Durante a feira, o Sistema de Ensino Objetivo apresentará uma apostila “viva” de Inglês, que ficou batizada de Objetivo Talks.
O Objetivo Talks é um e-book desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Tecnologia UNIP-Objetivo (CPT). Ele propicia que o aluno desenvolva quatro habilidades na língua inglesa: ouvir, falar, ler e escrever.
Voltado aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, reúne as mesmas informações do material impresso, porém com atrativos de uma mídia digital – tão ao gosto dos jovens –, como jogos interativos e vídeos que facilitam o aprendizado do idioma.
Com este livro eletrônico, os alunos seguem seu próprio ritmo, já que podem ir e voltar aos tópicos de estudos e exercícios quantas vezes sentirem necessidade. Isso facilita o avanço de alguns e proporciona o estudo mais pausado de outros. O software ensina e ao mesmo tempo diverte o estudante, focando na gramática e no vocabulário, por meio de ampla interatividade, de jogos, como blocos, palavras-cruzadas, caça-palavras, balões, associando figuras com frases etc.
“Com o Objetivo Talks, o aluno deixa de ser apenas um espectador da aula e passa a atuar de forma ativa, enquanto o professor assume, definitivamente, o papel de orientador, ao demonstrar como acessar o conteúdo e executar as tarefas corretamente. O estudante de hoje em dia pensa e age de uma forma diferente, as aulas precisam ser dinâmicas e interativas. Eles não aceitam mais um conteúdo estático. Com o Objetivo Talks, podemos dizer que melhorou muito o aproveitamento dos alunos em Inglês”, explica o professor Almir Brandão, diretor do CPT UNIP-Objetivo.
Ainda com Almir Brandão, será apresentada a palestra “Assistente Virtual com Inteligência Artificial auxiliando o Professor”. Nesta proposta – que se associa ao Objetivo Talks, explicado acima –, o auxiliar virtual fica disponível na tela do tablet do aluno, de forma que ele possa utilizar esta ferramenta em sala de aula e também em casa. “A inteligência artificial nada sabe. Somos nós, professores, que vamos ensinando ao robô, que trabalha conforme as necessidades do aluno. Por exemplo, se um aluno tem dificuldade em algum tópico da matéria apresentada pelo professor físico, o robô complementa o ensino, mas no ritmo do aluno, no nível de dificuldade dele”, conta Prof. Almir.
A aula passa a ser personalizada, porém com mais dinamismo e interatividade. “O Objetivo Talks, como já dissemos, possui a característica desse novo sistema: se o professor que dá aula de Inglês não é nativo, ele pode escolher a forma como quer ensinar, isto é, pelo inglês britânico ou americano. Ele ensina o robô as duas formas de pronúncia e o aluno pode escolher a que mais atende sua necessidade”, completa.
Já o diretor de Tecnologia do Grupo UNIP-Objetivo, Marcello Vannini, trará ao público da Educar palestras sobre Tecnologia, Ensino e Inteligência Artificial:
No estande (ver programação ao final deste) serão ministradas duas palestras: “A importância da Tecnologia da Informação na evolução da Educação” e “O que a Inteligência Artificial proporciona para o Grupo UNIP/Objetivo”.
No Congresso, em 16/05, às 13h30: “Análise de Prioridades de Investimento e Tendência em TIC’s para Transformação Digital na Educação”.

OBJETIVO É DESTAQUE NA COPA DO MUNDO DE ROBÓTICA (PRESENÇA DE ALUNOS)
O Objetivo cada vez mais é referência em olimpíadas de Robótica. Um dos grandes feitos dos alunos foi a conquista de medalha de Prata na Robocup, realizada no Canadá, em 2018. A Robocup é conhecida como a Copa do Mundo da Robótica.
Os alunos do Objetivo foram os únicos representantes do Brasil no nível “OnStage Advanced”, conquistando o 2° lugar e o prêmio de “Melhor Programação”, competindo com gigantes mundiais como Alemanha, Argentina, Canadá, Egito, França, Índia, Irã, Itália, Japão, entre outros.
OnStage é uma modalidade da Robocup em que humanos e robôs, sem ajuda de controles remotos, realizam uma apresentação envolvendo performance, dança e teatro.

ESCOLA DO MAR
Sempre com caráter pioneiro e inovador, não é de hoje que o Grupo UNIP-Objetivo tem entre suas linhas mestras a preocupação com a preservação ambiental. Em 1985, isso começou a se delinear com a introdução, pelo Colégio, da disciplina de Ecologia na grade curricular do Ensino Médio. Não tardou e, em 1988, foi criada a Escola do Mar.
Localizada em Angra dos Reis (RJ), a Escola do Mar está sediada em um casarão do século XIX, apropriado às diversas e intensas atividades propostas. Uma média de 32 alunos do Ensino Fundamental e Médio ficam hospedados por 6 dias, tempo para que possam realizar pesquisas e colocar em prática num barco-escola o que aprenderam em sala de aula. Os estudantes aprendem sobre Planctologia, Química da Água do Mar, Ecossistema, Aquacultura, Manguezal e as tão esperadas aulas de Mergulho.
As pesquisas acontecem em terra firme e no mar, sempre com o fim de colocar em prática e reforçar os ensinamentos teóricos da sala de aula. Os alunos aprendem a identificar as inter-relações de um ecossistema e os possíveis danos oriundos do desequilíbrio ecológico, ocasionado, por exemplo, pelo extrativismo vegetal ou pelas queimadas. Para tal, promovem-se caminhadas e coletas de material biológico. Também são ministradas noções de metodologia de pesquisa científica em campo, levando os alunos a desenvolverem um senso crítico-observador, com uma visão conservacionista do meio ambiente.
Tudo isso será apresentado em palestra pelos professores Carlos Freitas e Angela Noronha.

PROJETO OLÍMPICO OBJETIVO (PRESENÇA DE ALUNOS)
Quem no estande estiver, se encantará ao saber que o Brasil tem muito a apresentar em conhecimento dentro e fora do país na Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica, Astronomia e Astronáutica e na História: de forma vanguardista e visionária, lá atrás em 1999, o Objetivo criou seu Projeto Olímpico que, até os dias atuais, acumula mais de 7 mil medalhas, em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, conquistadas por seus alunos.
Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo, estará no estande falando sobre esse sucesso a alunos.

UNIP EAD
O “EAD e sua importância para o Ensino Superior” será tema de palestra de Marcelo Campos, gerente nacional de Vendas e Trade Marketing de Educação a Distância da UNIP.
Os cursos da UNIP na modalidade a distância foram implantados em 2006. Hoje a “UNIP EAD” está presente em todo o Brasil, oferecendo 73 cursos: 41 de graduação e 32 de pós-graduação.
Na modalidade a distância, na UNIP, o conteúdo curricular é disponibilizado em plataforma digital e em material impresso. A interação com a tutoria é efetivada via internet ou por outro meio de comunicação.
A cada 50 alunos é disponibilizado um tutor presencial. E há, ainda, uma equipe de tutores a distância, de plantão 24 horas, sete dias por semana.
O amplo suporte e investimento tecnológico garantem que todo o conteúdo educacional – integralmente digitalizado – possa ser acessado de qualquer local, plataformas e ambientes operacionais oferecidos pelo mercado, proporcionando efetivo aprendizado.
Os cursos são oferecidos nos formatos SEI (Sistema de Ensino Interativo) e SEPI (Sistema de Ensino Presencial Interativo).

TRI – Teoria de Resposta ao Item
“Teoria de Resposta ao Item (TRI): O melhor método para avaliar os estudantes de maneira justa e objetiva” também será tema de palestra no estande do Grupo UNIP-Objetivo, com o vice-reitor da UNIP Prof. Fábio Romeu de Carvalho e o engenheiro Luiz Fernando Garcia.
A TRI não considera apenas a dificuldade inerente de cada questão e o número de acertos do estudante, mas se apoia também na coerência individual dos alunos em suas provas e no nível de dificuldade atribuído a cada item, por meio de fórmulas de estatística. Essa tendência, que já tem sido utilizada nos principais vestibulares e no ENEM, vem sendo aplicada no Objetivo.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!