O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Hoop tem único laser de Femtosegundo de Assis para cirurgia de catarata, refrativa e ceratocone

Este sistema cirúrgico dispara o laser em quadrilionésimo de segundo, sem o uso de lâminas.

O futuro em cirurgias de catarata, refrativa, ceratocone e transplante de córnea em uma única plataforma com múltiplas soluções a laser está em Assis, dentro do Hospital de Olhos Oeste Paulista, o Hoop. Este sistema cirúrgico dispara o laser em quadrilionésimo de segundo, sem o uso de lâminas, trazendo ao paciente precisão, qualidade e menor tempo de recuperação. Isso significa mais tecnologia, um avanço que traz mais segurança para o médico e, principalmente, para o paciente. Trata-se de uma tecnologia que servirá não somente os pacientes de Assis, mas de outras regiões.
Amplamente utilizado em países como os Estados Unidos, por exemplo, onde existem estatísticas que indicam que 80% das cirurgias já estão sendo feitas utilizando a tecnologia, o laser de Femtosegundo ainda está no início aqui no Brasil. Por sua versatilidade, podendo ser utilizado em vários procedimentos diferentes como Lasik, Implante de Anel, cirurgia de Catarata e Transplantes, o equipamento tem se firmado como recurso indispensável para quem quer estar tecnologicamente atualizado.
Mas o que faz do Femtosegundo uma tecnologia tão inovadora? Antes do Femtosegundo, por exemplo, a cirurgia de Lasik era feita (e ainda é, em muitos casos, visto que o número de equipamentos no país é pequeno) com um aparelho chamado Microcerátomo, no qual uma lâmina realiza um corte superficial do estroma da córnea (‘disco’, com espessura variável de acordo com a programação do cirurgião, sendo mais usada a de 160 micra). Com o auxílio do laser de Femtosegundo, o procedimento é totalmente monitorado por computador, garantindo ao cirurgião maior segurança, previsibilidade e a possibilidade de o cirurgião visualizar todo o procedimento, algo impossível quando se utiliza um Microcerátomo.
Com o laser de Femtosegundo, a precisão em relação à espessura do disco aumentou, com variações em torno de 8 micra do programado (diferente do corte com lâminas em torno de 40 micra). Além disto, o equipamento permite a confecção de discos mais finos, possivelmente reduzindo o risco de ectasia e ampliando as indicações de Lasik para pacientes com córneas mais finas, que até então eram indicados para PRK. Outra vantagem é a não utilização de lâminas, e o não contato do estroma da córnea com estes materiais. Além disso, em uma cirurgia 100% a laser o risco de infecção diminui, a borda do flap é mais aguda, fazendo com que a cicatrização seja muito mais estável, muito mais resistente.

Médico responsável técnico do Hoop, Ossires Maia Jr.

O Hoop é pioneiro em ter a mais recente tecnologia para cirurgias de catarata, refrativa, ceratocone e transplante de córnea a laser. “Com o LensX Laser de Femtosegundo da Alcon, podemos realizar as incisões e fragmenta o cristalino reduzindo muito os altos riscos cirúrgicos e aumentando a resolutividade, o conforto, a segurança e precisão, benefícios agregados para o cirurgião e principalmente para o paciente”, disse o médico responsável técnico, Ossires Maia Júnior.
E completou: “Em resumo, as etapas mais complexas do procedimento agora passam a serem realizadas pelo moderno laser. A cirurgia é feita com anestesia local a base de colírios, sem uso de lâminas. Alguns aspectos até então desafiadores na cirurgia tradicional são automatizados pela nova tecnologia, que moderniza procedimentos como o controle de imagens e profundidade das incisões na córnea com alta precisão; a reprodutibilidade e personalização dos métodos cirúrgicos, melhorando o desempenho da cirurgia e os resultados pós-operatórios; além do monitoramento microscópico de todo o procedimento em tempo real, com visualização tridimensional (tomógrafo)”.
O Hospital de Olhos Oeste Paulista fica na avenida Otto Ribeiro, 901, em Assis. O telefone é (18) 3402-2020 e o site www.hoop.med.br.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!