O município de Florínea participou do projeto de extensão da Unesp ‘Oficinas de ‘Design Thinking’: Metodologia para gerar ideias inovadoras em processos de trabalho em unidades de saúde’. A metodologia utilizada, ‘Design Thinking’, por ser centrada no ser humano, com foco na identificação de oportunidades, na busca por novas soluções que podem levar a descobertas inesperadas, além de gerar inspirações para novas ações e serviços, criando novas ideias para serem incorporadas em um processo.
“Escolhemos essa abordagem por se tratar de um método que propicia um processo de conhecimento, exploração e experimentação que exige uma forma diferente de pensar e de agir. Faz com que as pessoas tenham que assumir riscos e estarem dispostas a trabalhar com ambiguidade e incertezas. Ademais, favorece ambiente de aprendizagem e implementação, além de permitir a seleção de soluções que causem maior impacto em prol do atendimento das necessidades esperadas”, destacou a coordenadora do projeto, professora Maria Luiza Gava Schmidt, do Departamento de Psicologia Experimental e Trabalho da Faculdade de Ciências e Letras do campus de Assis da Unesp.
Por conta do apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, o projeto conseguiu, no ano passado, recursos para aquisição de materiais e uma bolsa de Iniciação à Extensão para a ex-aluna Gabriela Batista, do curso de Psicologia. Para a estudante, foi oportunidade única de conhecer a metodologia. “Não apenas na teoria, mas na prática, vivenciando as dificuldades e, principalmente, os resultados alcançados. O ‘Design Thinking’ permitiu que os participantes não olhassem para os problemas de seu ambiente de trabalho, mas pensassem fora da caixa para solucioná-los, propondo soluções simples, mas criativas e inovadoras. O projeto também me abriu as portas para o mercado de trabalho”.
Civap
A aliada da Unesp na realização das oficinas de ‘Design Thinking’ foi a Escola de Governo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o Civap, que reúne 34 municípios. “A parceria com a Unesp é um estimulo para nos mantermos atualizados. As ideias inovadoras e com baixo custo surgiram de forma coletiva, aos poucos os funcionários foram se envolvendo e sentiram-se protagonistas do processo de trabalho. Com apoio da Unesp, buscamos solucionar problemas de forma democrática e coletiva, visando promover uma saúde de qualidade para toda a população, em especial para as camadas sociais mais vulneráveis”, disse o presidente do Civap, Eduardo Corrêa Sotana, prefeito de Maracaí.
O chefe do Setor de Agendamento e Suporte de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Florínea, Ailton Roque de Oliveira, disse que ‘os conhecimentos repassados pela Unesp ajudou muito na execução do trabalho junto à Estratégia da Saúde da Família (ESF)’. “Fizemos o levantamento dos problemas e conseguimos executar algumas ações para diminuir o impacto deles junto à equipe. Com as novas práticas, percebemos uma melhora no comportamento da equipe que passou a trabalhar muito mais unida. Então, resolvemos aplicar, não somente na ESF, mas também em toda a Unidade Básica de Saúde (UBS). Hoje, realizamos, semanalmente, encontros com todos os profissionais da saúde para levantarmos as dificuldades do dia a dia e buscarmos juntos ideias para solucioná-las”, expressou Ailton Roque.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)