O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

‘Duda’ e Sérgio participam de lançamento do programa ‘Parcerias Municipais’ em SP

Prefeito de Florínea e prefeito de Pedrinhas Paulista participaram do evento com o governador João Dória.

Vários prefeitos da região participaram do lançamento do Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, e apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. A ação foi lançada neste dia 22 pelo governador João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, e vai premiar, com apoio financeiro e investimentos nas ações pactuadas, as cidades que alcançarem metas estabelecidas.
A ação incentivará ainda os 645 municípios paulistas na montagem de planos de ação, compartilhamento de boas práticas e tecnologias. Trata-se de trabalho de cooperação entre o Estado e os municípios paulistas para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações.

O prefeito de Florínea, Paulo Eduardo Pinto, ‘Duda’, que esteve no evento, destacou os cinco pilares propostos pelo programa para alcançar os seus objetivos. “Concentração de esforços nos principais problemas dos municípios, trabalho em redes e cooperação regional, aumento de investimentos na infraestrutura municipal, disseminação e compartilhamento de tecnologia e pactuação de resultados”, frisou o prefeito, que elogiou o governador de São Paulo pela iniciativa.
Por sua vez, o prefeito de Pedrinhas Paulista, Sérgio Fornasier, que também marcou presença no lançamento, disse da importância da ‘colaboração entre Estado e prefeituras para otimizar as políticas públicas de cada cidade, respeitando as características de cada localidade e reduzindo desigualdades regionais’.

“O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, expôs aos prefeitos os objetivos e desafios estratégicos da iniciativa, além de apresentar esquemas de pactuação de resultados, uso de inteligência de dados, plataforma web e adesão on-line dos municípios ao projeto. O sistema de bônus é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados. A cada meta alcançada, o Governo de São Paulo oferecerá bônus financeiro para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada”, disse.
Por fim, os prefeitos lembraram que até o final deste ano, cada prefeitura fará uma lista de iniciativas e cronograma de metas em conjunto com as secretarias estaduais. A primeira avaliação dos planos de metas enviados ao Estado está prevista para abril de 2020. Na primeira etapa do programa, o Governo de São Paulo vai propor sete desafios para os 645 municípios para as áreas de Educação, Saúde e Segurança Pública.

Ultimas Notícias!