A disciplina eletiva ‘Aprendendo a EnvelheSER – Ativa-Idade’, dirigida pelos professores Marcelo José Rodrigues, Maria Izabel Leme Barreiros e Márcio Alexandre da Silva, da escola ‘José dos Santos Almeida’, o ‘Grupinho Intergral’, recepcionou um casal de esportistas cândido-motenses. Neste dia 22, estiveram na escola o cidadão José Mazanti, de 84 anos, e a esposa Hilda Contin Mazanti, casados há mais de 57 anos. Eles estiveram na escola conversando com os alunos da disciplina.
Ele contou que exerceu a profissão de alfaiate; ela, de professora. Com 66 anos ele foi motivado pela mulher a fazer atividade física. Saiu do sedentarismo para o ativismo. Atualmente coleciona mais de 300 medalhas e 60 troféus. Ele corre mais de 50 quilômetros por semana. Ela pratica natação e compete com o grupo da Terceira Idade de Cândido Mota.
O objetivo da aula, segundo os professores, foi promover troca de experiências, exemplo de superação e motivação, além de estimular o respeito e a valorização do idoso, focando no bem-estar físico, mental, na saúde e estilo de vida e demonstrar aos alunos que a conquista da longevidade, da velhice bem-sucedida com verdadeira qualidade, depende dos bons hábitos durante toda a vida.
“A disciplina visa fazer uma reflexão com os alunos sobre envelhecimento, compreendendo e valorizando a velhice, bem como a compreensão da importância de hábitos saudáveis ao longo de toda a vida, visando amenizar as consequências e limitações físicas que a idade impõe”, concluiu a professora Bel Barreiros.
