O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Cândido Mota realiza 1° Diálogo dos Produtores Rurais

O ‘Diálogo’ foi ministrado e palestrado pelo Engenheiro Agrônomo Sandro Lemos Parise da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Governo do Estado de SP.

A Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou no último dia 4 de setembro, o ‘1º Diálogo dos Produtores Rurais’, no Plenário ‘Gilfredo Boretti’ da Câmara de Vereadores. O evento teve apoio e participação do Sindicato Rural de Cândido Mota, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Governo do Estado de São Paulo, das Secretarias de Obras e Serviço Públicos e Assistência Social, e da Câmara de Vereadores. O ‘Diálogo’ foi ministrado e palestrado pelo Engenheiro Agrônomo Sandro Lemos Parise da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável do Governo do Estado de São Paulo também conhecida com ‘Casa da Agricultura’ e contou com a presença de produtores rurais do município, vice-prefeito José Ângelo Franciscato, vereadores David de Oliveira, Odair Dalla Polla e Luiz Carlos Zanchetta, representantes da Nova America, SicoobCredimota e entidades, servidores públicos municipais, secretários municipais, e demais autoridades do município.

José Ângelo que falou como vice-prefeito, agricultor e representando o prefeito Roberto Bueno que se encontrava em compromissos fora do município agradeceu a presença e todos dizendo: “para o nosso município que tem como a agricultura como carro chefe na economia é muito importante este evento. A presença do engenheiro Sandro Lemos que nos apresentará novas informações e que com certeza serão de grande valia. Representando o prefeito Roberto Bueno gostaria de agradecer a Câmara de Vereadores pelo apoio e presença e parabenizar a todos pela realização do evento. É o primeiro e com certeza teremos outros’.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Paulo Moreira Junior por sua vez disse: “gostaríamos de agradecer e dizer o quanto gratificante foi a realização deste evento, reunindo a todos para um ‘Diálogo’ motivador e didático quanto a Potencialidade e Fragilidade do Solo e sobre Boas Pratica Agropecuárias (BPA), praticas essas que traz diretamente a sustentabilidade e difusão de ações desenvolvidas pelos produtores rurais de nosso País. O prefeito Roberto Bueno e nós da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente acreditamos que a interação junto com o agricultor se faz necessário para melhorias e desenvolvimento da agricultura no Município, onde faz um grande giro de nossa economia local. O respeito e admiração pelos nossos produtores nos motivam a realizar mais ações e atividades iguais a essa, para promovermos o desenvolvimento de nossas culturas e também instituindo novas formas sustentáveis e ambientais para que haja esta conjunção das praticas executadas nessa nova época, onde a agricultura e o meio ambiente andam juntos para prosperarem de forma articulada”.
E concluiu: “Na realidade, os produtores rurais estão preocupados em praticar uma agricultura sustentável, cientes de que a vida depende de manter o solo produtivo. Uma bela tarefa que deve ser apoiada. Sabem muito bem que se usar sub dose de defensivos, herbicidas ou mesmo altas doses cai no prejuízo.
Sabem também que é mais correto se preocupar com à hora certa que com a dose certa”.

Definições de Sustentabilidade
A sustentabilidade é geralmente definida como uma prática que deve levar em conta o respeito ao social, o ambiental e o econômico. Outras definições de sustentabilidade é que para ser sustentável deve haver recurso financeiro, gostar de trabalhar e ter conhecimento do que está praticando. A sustentabilidade é a arte de modificar o meio ambiente em termos econômicos, sem poluir, sem destruir, sem causar danos irreversíveis. A Agricultura sustentável é aquela que sustenta o produtor.
Mesmo que estejamos falando sobre restauração não significa que vamos perder áreas produtivas. São áreas sinergéticas, quando realizamos o plantio próximo a florestas vamos trazer com mais freqüência polinizadores e um maior ganho econômico. Com isso aumentamos em exponencial a diversidade, transformando o campo em grandes paisagens.

Ultimas Notícias!