O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

‘Dera’ realiza cerimônia de premiação de concurso do ‘Mês da Consciência Negra’

O concurso foi desenvolvido nas modalidades ‘Poema Ilustrado’ e ‘Fotografia’.

A Diretoria de Ensino da Região Assis, a Dera, em parceria com o Instituto do Negro de Assis Zimbauê, Fundação Educacional do Município de Assis, a Fema, e Escola de Samba da Vila Operária, realizou, no último dia 20, a Cerimônia de Premiação do IX Concurso em Comemoração ao ‘Mês da Consciência Negra’ para todos os alunos matriculados nas Unidades de Ensino da Rede Estadual localizadas no município de Assis. O concurso foi desenvolvido nas modalidades ‘Poema Ilustrado’ e ‘Fotografia’.
Na categoria Poema Ilustrado, para os alunos dos 6º aos 8º anos do ensino fundamental, foram premiados como 1º colocado: Yasmin Bastos de Camargo Santos, do 7º ano; Lourenço Scala Brancalhão, do 8º ano; Ana Carolina Messa, do 8º ano da E.E. Profº Ernani Rodrigues orientada pela professora Adriana Nunes de Castro; 2º colocado: Camila de Souza Oliveira, do 7º ano, Juan Diogo Costa Teodoro, do 6º ano, da E.E. Profª Lea Rosa Melo Andreghetti, orientada pela professora Lucivânia Santos; 3º colocado: Pedro Orlando Máximo, do 8º ano da E.E. Profª Lourdes Pereira, orientado pela professora professora Darci Moret dos Santos.
Na modalidade ‘Fotografia’, destinada aos alunos que cursam o 9º ano do ensino fundamental e o ensino médio, os estudantes premiados foram 1º Colocado: Camilly Cruz Flor, da 1ª série, da E.E. Profº Ernani Rodrigues, orientada pela professora Adriana Nunes de Castro; 2º colocado: Lara da Silva Miranda, da 3ª série, da E.E. José Augusto Ribeiro (noturno), orientada pelo professora Aparecido dos Santos Lima: 3º colocado: José Carlos Corbani de Souza, da 1ª série, da E.E. Profº Léo Pizzato orientado pela professora Joisley Saturnino de Oliveira.
O evento contou com a participação da dirigente regional de ensino da região de Assis, a professora Marlene Aparecida Barchi Dib, os membros do Instituto Zimbauê Mônica da Silva e Sérgio Augusto Frederico, professora Carmem Portilho, da Fema, a diretora técnica do Núcleo Pedagógico Elizana Luiz, os Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico (PCNP) Gisele Antunes Romão Barreto, Rodrigo Costa Silva, Artur Geraldo Pais, Guilherme Ribeiro, Telma Aparecida Luciano Alves além de gestores, professores, alunos e familiares dos estudantes.
“Enfatizamos a importância do trabalho dos profissionais da educação diante das determinações legais bem como a contribuição para o processo de formação da cidadania, proporcionando aos estudantes, uma visão reflexiva de conceitos referentes ao racismo e da história e cultura afro-brasileira, instigando a pesquisa de temas relacionados ao respeito e à diversidade”, finalizou a dirigente de ensino.

1ª colocação em Poema Ilustrado Consciência Negra – ‘Cegueira’
2ª colocação em Poema Ilustrado ‘Raça Negra’
3ª colocação em Poema Ilustrado ‘Da escravidão à conscientização’
1ª colocação em Fotografia ‘Eu vivo e respiro meu povo. Para uma mulher negra, continuar sorrindo e respirando já é um ato político’
2ª colocação em Fotografia ‘Consciência no olhar’ ou ‘Com ciência no olhar’
3ª colocação em Fotografia ‘O conhecimento liberta’

Ultimas Notícias!