O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Estado autoriza reabertura do comércio a partir desta segunda-feira em Cândido Mota

Assim como nas demais cidades do Estado de São Paulo, lojas serão abertas com restrições.

O município de Cândido Mota reabre o comércio a partir desta segunda-feira, dia 1º, com restrições. O plano faz parte da ação de retomada da economia durante a quarentena de combate ao Covid-19, imposta desde 24 de março e prorrogada até 15 de junho. Até lá continua a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem sair às ruas.
Além das lojas, podem voltar às atividades, imobiliárias, escritórios e concessionárias, todas com restrições.

Na quarta-feira, dia 27, o governador João Doria apresentou o ‘Plano São Paulo’, que autoriza prefeitos de cidades a conduzir e fiscalizar a flexibilização de setores segundo as características dos cenários locais. As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul). Cândido Mota faz parte da fase laranja.
O objetivo da classificação é assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do coronavírus em níveis seguros para modular as ações de isolamento.

Os pré-requisitos para a retomada são adesão aos protocolos estaduais de testagem e apresentação de fundamentação científica para liberação das atividades autorizadas no Plano São Paulo. Além da média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.
A requalificação de fase para mais restritiva será feita semanalmente, caso a região tenha piora nos índices. Para que haja uma promoção a uma fase com menos restrições e mais aberturas, serão necessárias duas semanas.
O plano foi elaborado por autoridades estaduais em sintonia com especialistas do Centro de Contingência do coronavírus e do Comitê Econômico Extraordinário que atuam voluntariamente em apoio ao Estado. Os eixos principais das cinco fases de reabertura também foram discutidos com prefeitos e representantes de diversas associações comerciais e empresariais.

Ultimas Notícias!