A Prefeitura de Cândido Mota confirmou nesta sexta-feira, dia 5, mais seis casos de Covid-19 no município. Com eles, já são 12 casos confirmados em Cândido Mota desde o início da pandemia, sendo oito já recuperados. Um paciente está internado com suspeita e mais 14 em isolamento domiciliar, além de 90 exames negativados.
A prefeitura, em nota, esclareceu na tarde de ontem, dia 05, que vem seguindo as orientações e decretos estaduais para coordenar as ações contra o novo coronavírus. No último decreto, o estado possibilitou aos municípios que flexibilizassem a abertura dos estabelecimentos, desde que houvessem dados estatísticos e embasamento científico para tal ação.
De acordo com a prefeitura, como o município tinha apresentado dados estatísticos com mais de 15 dias sem novos casos, sem internações e sem óbitos, tendo ainda 100% livres os leitos de UTI para Covid-19 na região da saúde de Assis, foi elaborado um plano municipal para a testagem de possíveis pacientes assintomáticos.
Segundo a prefeitura, grande parte da população terá contato com o novo coronavírus e não manifestará sintomas, e ainda, conforme a prefeitura, isso aumenta as preocupações, pois essas pessoas podem estar transmitindo a doença sem perceber. A prefeitura admite que o ideal seria fazer a testagem completa da população, porém não há recursos e ainda há uma grande dificuldade para adesão aos testes, já que o primeiro pedido de compra foi no final do mês de março e os testes chegaram no fim do mês de maio. O município no momento possui testes que foram adquiridos pela Prefeitura, recebidos do Ministério da Saúde e doação realizada pelo grupo ‘Agrotop’, formado por 20 agricultores de Cândido Mota que doaram também cerca de 200 frascos de álcool gel para Secretaria de Saúde de Cândido Mota.
Desse modo, o plano de testagem elaborado pelo município consiste em testar alguns funcionários dos comércios essenciais, aqueles que não fecharam desde o início da pandemia. São sentinelas para que seja possível ter conhecimento se existem pessoas com o coronavírus de forma assintomática e assim, ter segurança para a flexibilização que foi proposta no plano municipal. De acordo com a prefeitura, é uma ferramenta que o município está dispondo para proteger a população.
A nota afirma, ainda, que desde a disponibilização dos testes rápidos, o município vem realizando em todos os pacientes sintomáticos que estão em monitoramento como suspeitos.
Por fim, a nota diz que esses números divulgados pela Secretaria de Saúde contabilizam os exames realizados até a tarde de quinta-feira, dia 4. Os testes referente a sexta-feira, dia 05, ainda estava em andamento e serão atualizados no início da próxima semana.

Bradesco anuncia encerramento das atividades em Cândido Mota
A partir do dia 21 de junho, o atendimento presencial para os clientes de Cândido Mota será incorporado pela agência em Assis, localizada na avenida Rui Barbosa, 185.