O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cruzália e Florínea adotam regras duras de combate ao Covid-19

Cruzália intensificou fiscalização do comércio, aplica testes em moradores com sintomas e disponibilizou telefone para orientações. Florínea adotou barreiras sanitárias.

As cidades de Cruzália e Florínea não registraram casos confirmados de Covid-19. Para evitar a disseminação do vírus, as prefeituras têm realizado ações de combate à doença.
O município de Cruzália possui 2.073 habitantes, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e decidiu monitorar de perto as pessoas que sentirem sintomas de gripe na cidade.
A prefeitura informou que, para cada morador com sintomas, é feito um teste de coronavírus e um monitoramento do quadro clínico dele. As pessoas que chegam de fora também precisam avisar a prefeitura e passar por um atendimento da equipe de saúde.
Além disso, o município disponibilizou o número (18) 99725-4869, no qual os moradores podem entrar em contato com os profissionais de saúde e seguir as orientações da equipe.
“A nossa principal medida foi a adoção muito precoce das medidas preventivas. Então quando só tinham casos nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, nós já estávamos adotando algumas medidas”, conta a médica Paula Iara Souza.
Outra medida adotada para evitar a disseminação da Covid-19 é a fiscalização do funcionamento do comércio. Cruzália faz parte do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, que foi classificado para a fase 2 (laranja) do Plano São Paulo e pode reabrir o comércio.
Para isso, a fiscal sanitária Luciana Carvalho Dias informou que a fiscalização, que é feita desde o começo da pandemia, foi intensificada na cidade.
“Como o município é pequeno, nós resolvemos fazer rondas diárias. São feitas duas vezes, de manhã e à tarde, e depois o fiscal que está de plantão leva o telefone para casa e fica atento para qualquer denúncia que será atendida”, explica Luciana.
A prefeitura de Cruzália disponibilizou o telefone (18) 99725-4851 para denúncias de violações às medidas restritivas para conter o coronavírus, como aglomerações de pessoas em praças, bares, praças ou festas particulares e sobre a falta de uso de máscaras na cidade.

Florínea
A cidade de Florínea, que também não tem casos de coronavírus, fica a 24 quilômetros de distância de Cruzália e tem 2.676 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Para conter a doença, a prefeitura realiza barreiras sanitárias na entrada do município aos finais de semana.
Todos os moradores que passam pela entrada precisam medir a temperatura e, quem estiver com algum sintoma de coronavírus, é encaminhado para o centro de saúde.
Além disso, uma vez por semana, todos os locais de maior circulação, como rodoviária e área central, são higienizados com hipoclorito. As unidades de saúde passam por higienização diariamente.

(G1)
(Fotos: TV TEM/Reprodução)

Ultimas Notícias!