O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota se une na luta pelos direitos e inclusão de pessoas com deficiência

Os alunos da Escola de Educação Especial ‘Maria Pagote Conte’, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cândido Mota, a Apae, realizaram a 4ª Passeata do Setembro Verde.

Os alunos da Escola de Educação Especial ‘Maria Pagote Conte’, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cândido Mota, a Apae, realizaram ontem à tarde, nas ruas centrais do município, a 4ª Passeata do Setembro Verde. A saída aconteceu na praça Monsenhor David, da igreja matriz Nossa Senhora das Dores, por volta das 14h30. O prefeito Roberto Bueno e a secretária de Gabinete e Governo, Beatriz Riedo, participaram da programação, que também teve o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento de Trânsito, Associação Metodista de Assistência Social e Centro Vocacional ‘Frei Paulino’. Os comerciantes também participaram, decorando fachadas das lojas com bexigas verdes.
De acordo com a coordenadora pedagógica Ana Carolina Franciscatti Ribeiro e a assistente social da Apae Telma Wolff, o ‘Setembro Verde’ busca tornar o mês referência na luta pelos direitos e inclusão social. “As pessoas com deficiência encontram inúmeros obstáculos, e o objetivo da campanha é despertar a população para a importância da luta pela inclusão social”, disseram as profissionais.
No início do mês, alunos e funcionários da Apae estiveram com o prefeito Roberto Bueno, no paço municipal, para informá-lo sobre as atividades e convidá-lo, bem como a primeira dama Néia Bueno e secretários municipais. Na ocasião, o prefeito disse se sentir ‘honrado em receber o grupo no gabinete’. “Sinto-me muito honrado de recebê-los aqui no gabinete. A Apae tem uma importância ímpar e sempre agradecerei e parabenizarei os profissionais, direção, alunos e familiares desta importante entidade. Esta campanha do ‘Setembro Verde’ tem que ser estendida para o ano todo, já que é uma causa que todos devemos assumir”, completou.

Setembro Verde
A campanha Setembro Verde foi criada em 2015, com o objetivo de ser referência para a inclusão social das pessoas com deficiência. A Apae de Cândido Mota, durante o mês de setembro, realiza várias ações ressaltando a importância de tornar o movimento cada dia mais forte e coeso. “Sempre buscamos mostrar que eles são cidadãos de direitos e deveres e que merecem atenção, respeito e valorização. Temos que proporcionar estes momentos de prazer e alegria para essas pessoas com deficiência, que também é uma forma de contribuir para integração à comunidade, eliminando barreiras e preconceitos” disse a diretora da entidade, Maria Inês Cimó Fortuna.

Apae
A Apae de Cândido Mota atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, nas áreas da assistência social, saúde e educação, na defesa dos direitos e prestação de serviços, visando proporcionar melhor qualidade de vida e inclusão escolar e social da pessoa com deficiência. A entidade oferece o Programa de Atendimento Clínico nas áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, apoio e atendimento terapêutico a inclusão escolar, apoio aos familiares, programa de sala de aula, programa de serviço de proteção social básica.
As atividades são desenvolvidas em sala de aula, em oficinas, em grupos e individualmente, visando contribuir no processo de desenvolvimento, de envelhecimento saudável, autonomia pessoal e sua socialização, tendo o foco de estimular, orientar e promover o desenvolvimento de habilidades, aquisições e potencialidades de forma progressiva.
A entidade desenvolve atividades de vida diária para proporcionar maior independência possível, atividades de culinária, artesanatos diversos, orquidário, fruticultura, horticultura, jardinagem, laboratório de informática, embalagens para presentes, atividades físicas e esportivas, respeitando o desenvolvimento individual.

Ultimas Notícias!