O Deputado Federal Geninho Zuliani (DEM/SP), relator da Medida Provisória que prevê um plano global para a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus, reuniu-se hoje pela manhã com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Na pauta, o parecer à MP apresentada à Câmara na última semana e a aquisição de vacinas contra a Covid pelo Ministério da Saúde.
“Foi um encontro muito importante em que o presidente afirmou que vai comprar todas as vacinas disponíveis no mercado, desde que estejam autorizadas pela Anvisa”, frisou Geninho.
O parlamentar também apresentou ao presidente o parecer emitido, referente à MP 1.003 que permitirá a adesão do Brasil à Aliança Covax Facility, consórcio internacional formado por 168 países com o objetivo de promover acordos multilaterais para acelerar a compra e distribuição de uma vacina contra a Covid-19, sob a coordenação da OMS (Organização Mundial da Saúde). O documento protocolado na semana passada na Câmara dos Deputados, será votado na sessão de hoje, em plenário.
“Bolsonaro viu o relatório, acatou o parecer e sugestões relacionadas à aquisição de vacinas e plano nacional de imunização”, afirmou Geninho.
No parecer, o deputado recomenda ainda ao Ministério da Saúde que toda a população brasileira seja imunizada contra Covid-19 no prazo de um ano e que o plano nacional de imunização, a ser implementado em todo o País pelo Ministério da Saúde, precisará garantir a incorporação de todas as vacinas contra a doença, com reconhecida eficácia e segurança, especialmente as que já estão sendo testadas no Brasil, como é o caso da vacina de Oxford, criada e desenvolvida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, Coronavac, da Sinovac e da Pfizer, desenvolvida pela empresa alemã BioNTech e a farmacêutica chinesa Fosun Pharma.
O documento também recomenda que a Anvisa autorize o uso emergencial e temporário de vacinas, desde que já tenham sido aprovadas por outros órgãos regulatórios internacionais, como o Food and Drug Administration (FDA), European Medicines Agency (EMA), Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA) e National Medical Products Administration (NMPA).

Corpo de Bombeiros controla incêndio em residência de Cândido Mota
Ocorrência foi registrada na manhã deste domingo, 25 de maio, em residência na rua Cesário Leite, na vila Operária.