O momento de construir e reformar o imóvel é acompanhado de muitas expectativas, mas obras próximas à rede elétrica requerem cuidados ainda maiores durante o manuseio de materiais para evitar acidentes e interrupções de energia. Para conscientizar moradores e profissionais sobre o perigo do manuseio inadequado na rede elétrica, a Energisa Sul-Sudeste vai em campo com a ação ‘Guardião da Segurança’.
De acordo com levantamento realizado pela Energisa Sul-Sudeste, nos 82 municípios que está presente no interior de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), no ano de 2020, foram registrados dois acidentes e identificadas 80 situações de risco. Construção embaixo ou próxima da rede representa a maioria dos casos, sendo 35 irregularidades registradas no ano anterior.
“Seguir a orientação quanto ao distanciamento de segurança em relação a rede elétrica é fundamental para garantir a prevenção de acidentes. Um acidente pode acontecer sem que haja contato direto com os fios. A proximidade pode causar uma descarga por indução elétrica, que como consequência pode gerar sérias lesões ou mesmo a morte”, explica o coordenador do departamento de Saúde e Segurança, Rodrigo Garcia.
Por isso, os profissionais devem ficar atentos às distâncias mínimas de segurança da rede elétrica, que deve ser de dois metros de distância na horizontal e três metros na vertical, principalmente quando tiver o uso de andaimes. Os cuidados também devem existir durante os serviços de pinturas e instalações de antenas de TV. Além disso, não se deve mexer na fiação de forma a afastá-la do local da construção, sob nenhuma hipótese. Somente as equipes da concessionária estão autorizadas e preparadas para esse tipo de trabalho.
“Realizamos um trabalho de conscientização envolvendo os profissionais que atuam no ramo da construção civil, manutenção predial e também com as lojas de materiais de construção e pinturas. E quando nossas equipes encontram situações de perigo, estes profissionais são orientados e, se for necessário, recomendamos a paralisação da obra até que ela não ofereça mais risco de acidente envolvendo a rede elétrica. Cabe ressaltar ainda que não é permitido construções embaixo da rede e, caso a rede de energia esteja passando pelo terreno, é necessário que o cliente entre em contato com a distribuidora para que uma avalia&ccedi l;ão seja realizada no local e possíveis adequações sejam feitas”, ressalta o coordenador.
Energisa vai em campo orientar população
O programa Guardião da Segurança tem como objetivo identificar situações de risco e orientar a população. Por meio dela, nossos profissionais que estão em campo ajudam a mapear e identificar as situações de risco. “Essa ação é realizada durante todo ano com o objetivo de orientar que o trabalho realizado próximo à rede deve ser executado respeitando as normas de segurança para não haver riscos à vida. Qualquer descuido pode ocasionar uma descarga elétrica e o trabalhador pode sofrer queimaduras, fraturas por quedas e até fatalidades podem acontecer. Por isso, respeitar a distância, contratar um profissional especializado e seguir os procedimentos de segurança recomendados s&atild e;o ações que podem salvar vidas. Em caso de dúvidas estamos sempre à disposição da população”, explica a engenheira eletricista e uma das responsáveis pelo programa, Allana Lopes.
A responsabilidade é um dever de todos, por isso, a Energisa preparou algumas orientações de segurança:
• Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;
• Ao manobrar caminhões, cuidado com a rede elétrica. Verifique a altura do caminhão e também da rede;
• Sempre use os equipamentos de segurança;
• Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;
• Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;
• Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.
Intervenções na rede
As atividades que envolvem energia elétrica devem ser realizadas de forma segura e responsável, por profissionais qualificados e autorizados. Subir em postes, trocar transformadores, fazer instalação de medidores, manobrar equipamentos na rede de energia são serviços que só as equipes da Energisa podem realizar, pois são preparadas para desenvolver o trabalho com segurança.
Além crime, as atividades citadas acima são perigosas e podem causar acidentes fatais. Ações que são proibidas de serem realizadas na rede de energia ou próximas à ela:
• Instalar câmeras de vigilância, placas publicitárias, cabos de rede de internet e demais equipamentos particulares nos postes;
• Instalar, retirar ou adulterar medidores de energia;
• Realizar pintura de fachadas improvisando extensores no rolo de pintura;
• Fazer cercas ou alambrados sob a rede elétrica sem aterramento e/ou seccionamento;
• Subir em transformadores ou estruturas de rede de energia. Somente as equipes da concessionária estão habilitadas a fazer intervenções no sistema.
Quer instalar uma antena, como fazer com segurança?
• Contrate um profissional qualificado e experiente;
• Garanta que a instalação será feita longe de para-raios e jamais interligue o cabo da antena aos condutores elétricos;
• Na hora da instalação não arremesse cabos sobre a rede elétrica. Mesmo eles estando encapados, a capacidade de isolamento do material pode não ser suficiente para evitar a passagem da eletricidade;
• Não se aproxime ou toque na rede elétrica;
• O local ideal da instalação da antena é o lado oposto da fiação de energia elétrica.
Você pode entrar em contato com a Energisa Sul-Sudeste pelos canais:
• Aplicativo para celular Energisa On
• Gisa – (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp)
• www.energisa.com.br
• Call center – 0800 70 10 326