O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Tereos Amido & Adoçantes reúne autoridades em lançamento do projeto Semear para educação de jovens em Palmital

Ação vai desenvolver habilidades e ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes da região; empresa também anuncia outras duas iniciativas

A Tereos Amido & Adoçantes Brasil realizou na manhã desta terça-feira, dia 12, evento para anunciar o lançamento do Semear, projeto de educação e formação de cidadãos voltado para jovens entre 14 e 17 anos, moradores de Palmital. O curso conta com uma grade curricular que visa o desenvolvimento de habilidades e ampliação do conhecimento dos jovens e inclui matérias como educação financeira, processos químicos, tecnologia da informática, manejo de hortas, esportes e processos industriais, entre outros.
O evento foi coordenador pelo CEO da Tereos Amido & Adoçantes Brasil, Kwami Alfama, e também contou com o prefeito de Palmital Luiz Gustavo Mendes Moraes, a vice-prefeita Ana Elisa Silva, o presidente da Câmara de Vereadores Fabiano José dos Santos, e o presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, o ‘Branco’.
De acordo com Kwami Alfama, o projeto tem duração de um ano e, nesta primeira edição, contará com 33 alunos selecionados entre a população de Palmital e filhos de colaboradores da empresa. Os estudantes da região foram convidados em parceria com a prefeitura de Palmital e do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região.
“Queremos promover cada vez mais a inclusão e profissionalização de jovens talentos e, para isso, o investimento em educação é essencial. O projeto Semear é um ótimo exemplo do que podemos proporcionar às comunidades quando investimos em iniciativas para potencializar essas jornadas do conhecimento”, afirmou Kwami Alfama.
E prosseguiu: “O projeto educacional pretende fomentar o trabalho sócio-ambiental na empresa e frisar a cidadania, os valores, as habilidades, o apoio à sustentabilidade nesses jovens que estarão participando dessa primeira turma do projeto”.
A Tereos Amigos & Adoçantes emprega cerca de 600 pessoas em Palmital. “É um projeto que queremos valorizar o ser humano, as pessoas que fazem nosso dia-a-dia. E estamos em parceria com a prefeitura de Palmital e o Cras, com o apoio de todos os nossos colaboradores e familiares”, completou o CEO, lembrando que o projeto tem duração de um ano.

Outras iniciativas
Além do Semear, a Tereos Amido & Adoçantes também aproveitou a ocasião para inaugurar uma Sala de Amamentação na unidade. A ideia surgiu a partir do comitê de Diversidade da empresa e tem como foco fornecer um ambiente mais aconchegante e familiar para que as colaboradoras com filhos pequenos consigam continuar desempenhando suas atividades profissionais sem preocupações durante esse momento tão importante de suas vidas.
A empresa também anunciou, ainda com foco no bem-estar das comunidades e pensando em ações sustentáveis, a criação da Central de Reciclagem, que vai proporcionar um ambiente para coleta e separação de materiais recicláveis, oferecendo uma melhor destinação para os resíduos e diminuindo o impacto ambiental. O local estará aberto aos alunos do Programa Semear e contará com a parceria da prefeitura de Palmital.
“Como líderes empresariais, estamos em posição de estimular ações de impacto social. Por isso, temos trabalhado em frentes variadas a fim de levar benefícios não somente às nossas operações e nossos colaboradores, mas também às comunidades em que atuamos”, complementou Alfama.

A Tereos
A Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a empresa reafirma os compromissos com a sociedade e com o meio ambiente, que tem contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça a atuação responsável da empresas. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12 mil agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 44 unidades industriais, operações em 13 países e o compromisso de 22 mil colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2020/21, o Grupo obteve um faturamento de € 4,3 bilhões.
No Brasil, é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital, diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.

Ultimas Notícias!