Questão emergente na pauta corporativa, a adaptação do ESG para a realidade da cultura organizacional das Concessionárias de Rodovias Entrevias, Eixo SP e CART resultou na criação do Programa Academia ESG, que irá congregar colaboradores das três empresas com o objetivo de incluí-los e engajá-los no desenvolvimento de iniciativas nos aspectos social, ambiental e de governança. Juntas, as três Concessionárias administram mais de 2 mil quilômetros de rodovias no interior paulista.
A Academia realizou o seu encontro inaugural nesta segunda-feira, dia 9, com uma palestra on-line ministrada pelo palestrante Fábio Colletti Barbosa, reconhecido como um dos pioneiros e entre as principais referências do tema no país, cuja sigla ESG significa ambiental, social e governança. Membro de conselhos de gigantes da indústria como Ambev e Natura, de instituições financeiras como Itaú-Unibanco e membro do Conselho da ONU, o convidado explanará o conceito ESG e o seu impacto nas comunidades, meio ambiente, e na própria corporação.
“É um tema que veio para ficar e é positivo sob todos os aspectos. É uma maneira estrutural de a empresa olhar e avaliar como ela se relaciona e impacta a sociedade. As ações e iniciativas da companhia precisam estar conectadas aos seus valores, o que reflete na qualidade do seu ativo reputacional em todos os sentidos, desde a relação com investidores, comunidade até a nova geração, ávida por identificar nas empresas as boas práticas de responsabilidade social”, afirmou Colletti.
Até dezembro, outras palestras serão realizadas, com assuntos como biodiversidade e florestas; construções sustentáveis; diversidade, inclusão e governança. Especialistas do mundo corporativo e que atuam no terceiro setor integram o time de palestrantes selecionados para o ciclo de palestras da Academia ESG.
“A Academia ESG foi criada com o objetivo de desmistificar o tema entre os colaboradores das três concessões, disseminar a cultura e promover o engajamento de todos no desenvolvimento dos temas. Na prática, uma das iniciativas recentes da Entrevias no âmbito do ESG é o programa Qualificar, que promoveu, no município de Marília, a capacitação de 40 brasileiros e refugiados para o mercado de trabalho em um programa de treinamento gratuito”, afirmou Clara Ferraz, diretora-presidente da Entrevias.
