Neste 18 de maio comemoramos o dia de Nossa Senhora da Comunicação, seu culto começou aqui no Brasil, na cidade de Itatiaia em Minas Gerais, onde os Salesianos ganharam uma réplica da Nossa Senhora de Berbières, da Basílica de Albert, um Departamento de Somme, na França.
Durante a Primeira Guerra Mundial, por volta do ano de 1915, a Basílica de Albert, foi destruída por bombardeios; no alto da torre da Igreja de mais de 60 metros, uma Imagem Dourada de Nossa Senhora apresentando seu filho, o menino Jesus, manteve-se intacta e permaneceu em equilíbrio como que por um milagre. Após a Guerra, a Basílica foi reconstruída e a imagem de Nossa Senhora tornou-se mais imponente, resistindo à destruição humana.

O artista italiano que reside em Belo Horizonte, o Gianfanco Cerri produziu uma réplica da imagem que foi colocada no Instituto de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana em Roma na Itália.
O nome de Nossa Senhora da Comunicação, que é a padroeira da Pastoral da Comunicação foi em virtude que Maria, a nossa mãe, comunicou a notícia mais importante do mundo, da História, que era e é o nascimento do filho de Deus, o Verbo que se fez carne e habitou no meio de nós. O nascimento de Jesus dividiu a história em antes de Cristo (a.C) e depois de Cristo (d.C.).
Maria que com o seu “sim”, comunicou a Graça de Deus, da nova e eterna aliança de Deus para conosco através do seu filho Jesus, que veio resgatar a nossa Santidade, através da sua ressurreição, nos dando a nossa Salvação.
Maria que recebeu a Graça de Deus, através do seu “sim”, onde foi concebida pelo poder do Espírito Santo. Ave Maria!
Romildo e Andréa Maria Carvalho, agentes de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Cândido Mota/SP.