O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota lança campanha para descarte correto de agulhas e materiais cortantes

O descarte correto destes materiais, principalmente de agulhas, é fundamental para garantir a segurança dos coletores e evitar contaminações

A prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, lançou campanha para o descarte correto de agulhas e materiais perfurantes e cortantes. O descarte correto destes materiais, principalmente de agulhas, é fundamental para garantir a segurança dos coletores e evitar contaminações, além de ajudar a amenizar os impactos causados no meio ambiente.
De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, após a utilização, as seringas e agulhas precisam necessariamente ser descartadas em uma embalagem adequada. “Se você não tiver, use um recipiente com parede rígida, como lata de alumínio ou garrafa pet. Depois, encaminhe a embalagem cheia até a Unidade Básica de Saúde do seu bairro”, disse o secretário Enio Lino Botega Nogueira.
A secretária municipal de Saúde, Vânia Cavalcante, também destacou os riscos do descarte incorreto de agulhas e lancetas. “Esse assunto precisa ser levado muito a sério. Além dos riscos de contaminação, tem o risco psicológico. Quem se fura com uma agulha e não sabe de quem é aquela agulha, é necessário e obrigatório iniciar tratamento para doenças transmissíveis por contato com pequenas partículas de sangue. E todo esse problema podemos evitar, não deixando agulhas e lancetas de forma inadequada nos lixos”.
Além das agulhas e lancetas, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente pede que a população se atente para os materiais cortantes e perfurantes. “Ferimentos causados por objetos cortantes são uma realidade na rotina dos servidores que trabalham na coleta de lixo e de materiais recicláveis da cidade. Tem sido grande a incidência de cacos de vidro e outros materiais cortantes e perfurantes colocados no lixo e junto a materiais recicláveis sem a devida proteção adequada. Por esta razão, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta para que a população embale corretamente esses objetos. Seja solidário com o servidor público, que é responsável pela limpeza. Acondicione corretamente objetos cortantes e perfurantes”, completou Enio Nogueira.

Ultimas Notícias!