O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido-motenses devem fazer alistamento militar até 30 de junho

Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Os cândido-motenses que completarão 18 anos em 2023, devem realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br, pelo aplicativo do Exército Brasileiro ou pessoalmente na Junta de Serviço Militar, no ‘Espaço Cidadão’ da prefeitura de Cândido Mota, que fica na rua Fadlo Jabur, 931. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os documentos exigidos para o alistamento militar são CPF, RG e comprovante de endereço.
Caso o jovem opte por fazer a inscrição online, ele deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e preencher um formulário para validação dos dados pessoais. O certificado de alistamento deve ser impresso para apresentação na Junta Militar de Cândido Mota, futuramente.
O alistamento é obrigatório para jovens do sexo masculino. O jovem que não se alistar pode ser punido com uma multa cujo valor varia conforme o tempo decorrido até que se apresente à Junta Militar. Além disso, quem não regulariza a situação pode ser impedido de tirar passaporte, ser empossado em cargo público, entre outras sanções. A Junta de Serviço Militar é o órgão responsável no município pela emissão dos documentos de alistamento militar e CDI-s, o Certificado de Dispensa de Incorporação, que é o documento definitivo do cidadão.
Os cidadãos de classes anteriores que não se alistaram ou não retornaram para retirar seu ‘Certificado de Dispensa de Incorporação’ – CDI, devem procurar o órgão para regularizarem sua situação militar.
O secretário da Junta Militar de Cândido Mota, Francisco Carlos de Oliveira, explicou que o ‘CDI não é um simples documento’. “Ele é valioso não só pelo ato cívico, de cidadania, mas também porque é importante na vida de todos os jovens do Brasil, pelo fato de que na maioria das vezes, para conseguir emprego, prestar concurso, na confecção do passaporte, e até para conseguir certos benefícios, é necessário que o cidadão apresente o Certificado de Dispensa de Incorporação”, frisou.

Ultimas Notícias!