Um pneu depositado irregularmente num terreno ou esquecido no fundo do quintal pode significar um perigo para centenas de pessoas, já que ele pode servir como criadouro para o aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e a zika. Além disso, o descarte inadequado de pneus é um enorme problema ambiental, já que o produto leva centenas de anos para se decompor.
Em Cândido Mota, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, recebe os pneus inservíveis. “Basta que o morador ou o proprietário de uma borracharia leve até o aterro sanitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, que nós daremos a destinação correta”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ênio Lino Botega Nogueira.
“Eles são recolhidos pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para que sejam destinados de forma correta e não haja agressão ao meio ambiente, além do que este resíduo pode ser reaproveitado e retorne para a população de uma forma sustentável”, completou.
O prefeito Eraldo Pereira destacou que o destino final dos pneus inservíveis é um problema tanto ambiental como de saúde. “Estamos falando do perigo que é o mosquito aedes aegypti. Temos que lembrar que os pneus abandonados em terrenos baldios, expostos ao tempo, são grandes criadouros desse inseto. Portanto, o descarte inadequado pode trazer problemas, não só para o meio ambiente, mas também para a saúde de todos. A melhor maneira de prevenção é a eliminação de recipientes que possam servir de criadouros. Seja um exemplo, preserve o meio ambiente e contribua com o bem estar da nossa cidade”, destacou Eraldo.