O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Rafaela Rampazzo representa Cândido Mota na comemoração do 38º aniversário dos Consegs

Presidente do Conseg de Cândido Mota participou da solenidade manhã de sexta-feira, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes.

A presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Cândido Mota, Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo, participou na manhã de sexta-feira, dia 19, da solenidade em comemoração ao 38ºaniversário dos Consegs. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Diversas autoridades da segurança pública estiveram presentes, entre eles o secretário estadual da Segurança Pública, capitão PM Guilherme Derrite e um dos fundadores do órgão, o ex-presidente Michel Temer, entre outros convidados especiais.
Os presidentes de Consegs foram parabenizados pelo comandante geral da PM, Cássio Araújo de Freitas.
Derrite exaltou a importância da participação da comunidade na segurança das cidades. Segundo ele, o trabalho de todos os voluntários, com o apoio contínuo da PM, é merecedor de aplausos.

História
Os Consegs foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoada, criada a função de Coordenador Estadual dos Consegs, para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança. Pelo Decreto Estadual nº 25.366, em 11 de junho de 1986.
Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Evaldo Roberto Coratto.
A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate à criminalidade. E os Consegs exercem papel importante nesta política de governo.
Por definição, os Consegs são entidades compostas por grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Cada conselho é um instrumento de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.
Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os Consegs representam, atualmente, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Ultimas Notícias!