A secretária municipal de Saúde de Cândido Mota, Vânia Cavalcante Pereira Marin, e a diretora de Departamento de Atenção Básica à Saúde, Maria Elaine Fernandes, representaram o prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, na Oficina de Regionalização da Saúde macrorregional de Marília, que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. Os representantes da Santa Casa de Cândido Mota, a superintendente Maria Holanda Cardoso e o enfermeiro responsável técnico Alessandre Antonio Cavina, também participaram do evento, que ocorreu nesta terça-feira, dia 30, em Marília/SP.
Durante a visita, Eleuses reforçou que o objetivo do Programa de Regionalização da Saúde, proposto pelo governador Tarcísio de Freitas, é mapear a capacidade instalada de cada município, conhecer a demanda histórica da região e criar um modelo de gestão que permita resolver os problemas em suas próprias localidades.
“Saúde é política de Estado, não de governo. Todas as tendências ideológicas devem ser superadas para que possamos juntos, superar a crise que vivemos pós-pandemia”, declarou o secretário.
A principal medida anunciada foi em relação às filas de atendimento de diversas especialidades. “Nós defendemos filas únicas e que elas sejam divulgadas, para que toda a sociedade saiba o local de cada pessoa. A fila é um meio para organizar as demandas, mas ela precisa andar, e esse é o desafio. Entendemos que regionalmente, criando um fluxo dos pacientes da região, nós faremos as filas avançarem”, afirmou Paiva.
Durante sua visita na região, o secretário estadual também esteve no Hospital Regional de Assis (HRA), onde conversou com a direção e ratificou que o governo vai trabalhar pelo atendimento das demandas em até 90 dias.
Acusado de matar motorista de aplicativo em Assis está foragido
Pedro Militino Costa foi encontrado morto dentro de seu veículo, em um canavial, no dia 28 de janeiro.