O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Abertura da Coopershow reúne autoridades de Cândido Mota e da região

O prefeito Roberto Bueno, secretários municipais, o presidente do Civap, Eduardo Sotana, o ‘Tatu’, além de várias outras autoridades do município e de cidades da região, marcaram presença.

A 13ª Coopershow foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira com a presença de várias autoridades e de diretores da Coopermota e da organização da feira. O prefeito Roberto Bueno, secretários municipais, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema, o Civap, Eduardo Sotana, o ‘Tatu’, além de várias outras autoridades do município e de cidades da região, marcaram presença. “É um grande orgulho para Cândido Mota sediar um evento dessa grandeza. Parabenizo aos organizadores, por realizar a Coopershow, bem como aos diretores da Coopermota, por oferecerem esse evento. A agricultura é o carro chefe da nossa economia e, portanto, precisa sempre exercer essa prioridade”, disse o prefeito cândido-motense.

Por sua vez, o presidente do Civap ressaltou a importância da Coopermota e da Coopershow no cenário do agronegócio da região, do Estado e da nação. “A força que representa a agricultura para a economia nacional e o destaque que o agronegócio possui na região, merece um evento dessa importância. Estão de parabéns todos os organizadores, bem como os diretores da Coopermota. Com certeza, a Coopershow e a Coopermota estão na frente quando o assunto é tecnologia no campo.”, disse ‘Tatu’.
A organização da Coopershow agradeceu aos participantes e visitantes e reafirmou o compromisso de realizar um evento de elevado nível para o agronegócio regional e brasileiro. O presidente da Coopermota, Edson Fadel, o ‘Branco’, agradeceu a presença de todos os expositores, colaboradores e organizadores da feira. O superintendente comercial da Coopermota, Sandro Amadeu, também enalteceu a feira e o sucesso que ela alcança todos os anos, bem como os objetivos que ela propõe.
O evento segue até esta sexta-feira, dia 25, das 8h30 às 18h, no Campo de Difusão de Tecnologia da Coopermota, em Cândido Mota, uma área de 14,5 hectares. Está prevista grande quantidade de exposições e palestras, para oferecer aos visitantes a atualização de informações sobre o agronegócio. O evento, utilizado para a apresentação de diversos experimentos com trabalhos sobre as culturas de milho, soja, mandioca, banana, cana-de-açúcar, trigo, adubação verde, é sobretudo um espaço para exposição e comércio de modernos equipamentos, todos fundamentais para a expansão da tecnologia no campo.

Ensaios e exposições
Durante a Coopershow, são apresentados vários ensaios que envolvem o controle de ervas daninhas, técnicas de manejo pós-colheita, análise de nutrição de plantas, levantamento de pragas emergentes, rotação de culturas. Por meio dessas iniciativas a Coopermota intensifica o trabalho de repassar a tecnologia para os agricultores e ainda oferecer oportunidades para que eles possam diversificar a propriedade com atividades que garantam boa rentabilidade. No recinto, as culturas, o solo e o clima reproduzem características das propriedades rurais da região, de forma que as tecnologias indicadas são adaptadas à realidade regional.
No pavilhão de animais haverá peixes, cavalos, carneiros e bois em exposição. A Associação Paulista de Criadores de Ovinos, a Aspaco’, tem julgamento de classificação na quarta feira, dia 23; na quinta feira, dia 24 e na sexta feira, dia 25, sempre a partir das 9h. A Loja Coopershow está comercializando roupas, botinas, roçadeiras, motocultivadores, chapéus e vale almoço. O setor agrícola terá plantio de culturas para a demonstração de insumos, sementes e híbridos, com análise do comportamento de desenvolvimento aplicado à realidade regional. O setor de máquinas apresentará exposições de tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação, implementos agrícolas utilizados no campo. No pavilhão comercial, estarão empresas dos setores financeiro, peças, lubrificantes e equipamentos.
No ‘Quintal Coopershow’ acontecerão exposições de produtos alimentícios artesanais, de produtos manuais, demonstração de trabalhos em madeira, exposição de produtos da Associação de Bananicultores de Palmital, exposição de trabalhos da Flora Vale, oficinas de cultivo de mudas, exposição de empresas ligadas ao setor de hortifruticultura, tanque com aplicação de geomembrana.
Os visitantes terão à disposição dentro do recinto uma lanchonete, com salgados, doces e bebidas, com música ao vivo, além de um restaurante, que ficará aberto todos os dias do evento, das 12h às 14h. A Coopershow é considerada uma ‘vitrine de tecnologia agrícola’ para todo o interior de São Paulo e do Brasil.

A programação
A programação de eventos durante os três dias da Coopershow foi definida pela organização. Nos dias 23, 24 e 25 haverá palestras, oficinas de artesanado, exposições.
• Dia 23
– 9h: No Quintal Coopershow: Oficina de artesanato – Apta Marildes
Trabalho de artesanatos com escamas de peixe oferecido pela Apta/Marília. A oficina será realizada durante todo o dia. Oferta de certificado.
– 11h: Auditório: Embrapa
Manejo de plantas daninhas em pré e pós emergência na cultura da soja e do milho – Fernando Storniolo Adegas
– 13h: Auditório Coopershow: Sices
Energia solar – A economia na sua propriedade rural. (Lucas Troya)
– 14h: Auditório Coopershow: Superbac
Microbiologia do Solo (Alessandra Rigotto)
– 15h
Auditório Coopershow: Nideira

Ultimas Notícias!