O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Administração Penitenciária de SP forma 429 policiais penais

Curso de Formação Técnico-Profissional para AEVPs foi realizado no período de 1° de março a 10 de julho, com 699 horas-aula e o Curso de Formação Técnico-Profissional para ASPs foi realizado ente 1° de março e 5 de junho, com 483 horas-aula

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) formou nesta sexta-feira, dia 21, 429 policiais penais, entre Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs) e Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs). A cerimônia na zona leste de São Paulo.

Entre os 429 formandos, 205 fizeram o Curso de Formação Técnico-Profissional para AEVPs, distribuídos em seis turmas masculinas e 224 concluíram o Curso de Formação Técnico-Profissional para ASPs, com 206 alunos masculinos, em sete turmas, e 18 alunas compondo uma turma feminina. No total, serão certificadas 14 turmas.

Os graduandos realizaram os cursos na Escola de Administração Penitenciária “Dr. Luiz Camargo Wolfmann”, que é o departamento da SAP responsável pela formação, capacitação e especialização de servidores da Pasta.

O curso de Curso de Formação Técnico-Profissional para AEVPs foi realizado no período de 1° de março a 10 de julho, com 699 horas-aula e o Curso de Formação Técnico-Profissional para ASPs foi realizado ente 1° de março e 5 de junho, com 483 horas-aula.

Os alunos desses cursos são oriundos dos concursos de ingresso efetuados em 2014 e 2017. A maioria dos formandos tem origem no Estado de São Paulo, com alguns ingressantes vindos dos estados de Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Na Formação para ASPs, foram estudadas as seguintes disciplinas: Relações Interpessoais e Saúde Ocupacional, Prevenção e Combate a Incêndio e Socorrismo, Defesa Pessoal e Algemas, Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Criminologia, Direitos Humanos e Ética, Sindicância e Processo Administrativo, Comunicação e Expressão, Gerenciamento de Crises, Prática do Serviço Penitenciário, Saúde no Sistema Prisional, Papiloscopia, Gerenciamento de Crises e Reintegração Social, além de palestras formativas.As aulas práticas foram realizadas em unidades prisionais da Região Metropolitana de São Paulo.

Na Formação para AEVPs foram cursadas as seguintes disciplinas: Relações Interpessoais e Saúde Ocupacional, Prevenção e Combate a Incêndio e Socorrismo, Defesa Pessoal e Algemas, Legislação Aplicada à Atividade Penitenciária, Criminologia, Direitos Humanos e Ética, Sindicância e Processo Administrativo, Comunicação e Expressão, Gerenciamento de Crise, Prática do Serviço de Escolta, Prática do Serviço de Vigilância, Armamento e Tiro, Limpeza e Conservação de Arma, Condicionamento Físico e Técnicas de Condução Operacional.

As aulas práticas de Técnicas de Condução Operacional aconteceram no pátio interno do Parque de Material Aeronáutico. Já as aulas práticas de Armamento e Tiro aconteceram no estande de tiro da PI de Franco da Rocha.

Esses agentes irão desempenhar inicialmente suas funções na Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana do Estado, distribuídos nas seguintes unidades: na Penitenciária Feminina de Sant’Ana, nos Centros de Detenção Provisória Pinheiros I, II, III e IV, na Penitenciária de Parelheiros, no Centro de Detenção Provisória de Vila Independência, nos Centros de Detenção Provisória Belém I e II e na Penitenciária Feminina da Capital.

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!