O motociclista cândido-motense Moraci Theodoro Ramos, de 67 anos, foi impedido pelo Departamento de Imigração do Chile, de entrar no país. O fato aconteceu na última quinta-feira, dia 14. Segundo ele, que está em uma aventura de percorrer nove mil quilômetros por quatro países da América do Sul com a motocicleta Yamaha Clypton 115 cilindradas, as autoridades chilenas disseram que seu documento de identidade não estava em bom estado. No retorno pela Bolívia, alterando sua rota para a Argentina, já na sexta-feira, dia 15, o motociclista, que usa o bordão, ‘Trovão Azul pela América do Sul’, sofreu um pequeno acidente. A moto teve algumas avarias na carenagem e farol, que foram consertadas em Oruro. O cândido-motense não sofreu ferimentos.
Nesta segunda-feira, dia 18, Moraci enviou fotos e vídeos para a redação de O Diário do Vale, de sua passagem pela cidade de Uyuni, ainda na Bolívia. Ele pretende chegar na divisa com a Argentina até o final da tarde.
Percurso
Com a mudança forçada de rota, Moraci pretende visitar Foz do Iguaçu, na Argentina, e depois seguir para a Ciudad del Este, no Paraguai, até Salto del Guairá, que faz divisa com Mundo Novo/MS, já de volta ao Brasil.
Para a aventura, o cândido-motense programou duas trocas de pneus, nove trocas de óleo e um gasto aproximado de R$ 1,8 mil de combustível. Ele disse que para economizar na viagem, irá acampar de maneira básica, dormindo em barraca e cozinhando sua própria alimentação.
Para as colaborações com o aventureiro, foi criado o Pix 18991970351, exclusivamente para a viagem.