A Receita Federal liberou consulta ao lote para esta sexta-feira, dia 22, às 10h. O crédito bancário será realizado no dia 29 de setembro.
Na circunscrição da Delegacia da Receita Federal em Presidente Prudente, entre março e setembro de 2023, a Receita Federal recebeu 287.457 declarações do Imposto de Renda/2023, ano-base 2022. Dessas, 7.234 declarações estavam retidas em malha até o atual período do mês de setembro. Esse número representa 2,52% do total das declarações entregues na região.
Do total retido em malha até agora:
– 4.977 declarações com Imposto a Restituir (IAR), ou seja, 68,80% do total em malha;
– 2.146 declarações, ou 29,67% do total em malha, com Imposto a Pagar (IAP);
– e 111 declarações com saldo zero, representando 1,53% do total em malha.
Os principais motivos de retenção em malha fiscal, neste ano de 2023, na região são:
– 50,87%: deduções da base de cálculo do imposto, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção;
– 32,41%: omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados;
– 10,53%: divergências dos valores que foram retidos (Imposto de Renda Retido na Fonte – IRRF) e os valores que foram informados na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), entre os valores que foram declarado pelas pessoas físicas na Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (Dirpf);
– 6,19%: deduções do Imposto devido; recebimento de rendimentos acumulados; e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar, e os valores efetivamente recolhidos.
Em 2023, o principal motivo de retenção da declaração em malha foram as deduções. A mudança no perfil dos motivos da retenção explica-se por dois motivos: a ampliação do uso da pré-preenchida diminuiu a omissão de rendimentos e este ano a Receita Federal aumentou o monitoramento sobre as despesas médicas. (Colaborou Assessoria de Imprensa)
Vide matéria sobre níveis nacionais, abaixo.
Tabela níveis Presidente Prudente e região:
