O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Defesa Civil de Cândido Mota participa de teste das sirenes de autossalvamento da barragem Canoas I

Ação foi realizada pela CTG Brasil em mais uma importante etapa do processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (Pae) da barragem.

A Defesa Civil Municipal de Cândido Mota/SP participou na quinta-feira, dia 28 de setembro, do teste sonoro nas torres de sirenes instaladas nas áreas logo abaixo da barragem da Usina Hidrelétrica Canoas I. A ação foi realizada pela CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, em mais uma importante etapa do processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (Pae) da barragem.
“Os testes têm como principais objetivos avaliar o alcance sonoro das cornetas em sua potência máxima e a comunicação entre as torres e a sala de comando da usina, onde está instalado o centro de supervisão do sistema de alerta de emergência da barragem”, explicou Pedro Nunes, gerente de Segurança de Barragem da CTG Brasil.
Para relembrar, Zona de Autossalvamento, ou apenas Zas, é o nome dado para a área de impacto imediato, em caso de emergência, localizada logo abaixo da barragem. Neste caso, as torres de sirenes têm o papel de alertar, por meio da emissão de sinal sonoro, a população que vive nessas áreas a se dirigir até o ponto de segurança mais próximo, utilizando as rotas de evacuação já sinalizadas.
Nunes ressalta que o Pae tem caráter preventivo e todas as barragens administradas pela CTG Brasil são seguras, consideradas de baixo risco e operam dentro do que rege a Lei de Segurança de Barragens.
A UHE Canoas I conta com duas torres de sirenes instaladas, uma dentro da usina (Zas interna) e uma fora (Zas externa).

Próximos passos
Encerrada a fase de testes das torres de sirenes, os próximos passos da implantação do
Pae da barragem da Usina Canoas I consistem na realização dos exercícios simulados de evacuação com as comunidades residentes na Zas e participação das Defesas Civis. Todas as ações na Zas envolvendo a comunidade serão comunicadas com antecedência.

Ultimas Notícias!