A ponte pênsil “Alves de Lima”, que liga os municípios de Chavantes-SP e Ribeirão Claro-PR, foi oficialmente reinaugurada na manhã de sexta-feira, dia 20. Três anos após o incêndio que destruiu parte da estrutura, uma cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Chavantes para marcar a entrega da obra de revitalização que custou cerca de R$ 6 milhões ao Governo do Estado de São Paulo. Entre as autoridades presentes estavam o deputado estadual Ricardo Madalena, o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Codelo, e o prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha.
A conclusão dos trabalhos foi comemorada pelo deputado Ricardo Madalena, representante da região, que atuou intensamente junto ao DER para que a reforma se tornasse realidade. “Recuperamos uma parte da nossa história. A ponte pênsil tem um grande valor cultural, arquitetônico e turístico. Por isso, não medimos esforços para intermediar essa demanda”, declarou Madalena. A restauração da ponte envolveu os governos do Paraná e de São Paulo. Uma empresa paulista venceu a licitação e realizou a obra, já que do lado paranaense não houve interessados.
Madalena iniciou as interlocuções com o DER pela restauração da ponte ainda em 2020, logo após o incêndio, através de ofício n.º 252/2020. No documento, o parlamentar destaca a importância do “genuíno cartão postal”, do seu “interesse cultural, histórico e tecnológico”, e que se trata de um “polo turístico para os moradores e frequentadores da região, presente desde 1920”.
O deputado também ressaltou que a construção é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná (Cepha).
Madalena reiterou seu pedido nos anos seguintes por meio dos ofícios de n° 522/2021, 007/2022, 371/2022, 109/2023 e 428/2023 (Leia os documentos na íntegra no link ao final da matéria), além de promover diversas reuniões, ações e deliberações para garantir a restauração da ponte. “É um cartão postal com potencial para fortalecer ainda mais o turismo que gera emprego e renda para a nossa população”, afirmou Ricardo Madalena, que acompanhou de perto o andamento da obra.
Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito de Chavantes, Marcio Burguinha, agradeceu a atuação de Ricardo Madalena e o papel fundamental do DER. Emocionado, Burguinha também disse que a ponte pênsil, além de tudo, é um símbolo de resistência. “Essa ponte já foi destruída pela guerra, e está aqui; já foi destruída pela água, e está aqui; já foi destruída pelo fogo, e ainda está aqui. A ponte pênsil de Chavantes, apesar de tudo, segue viva!”, afirmou, se referindo aos eventos que, no passado, levaram a outras reconstruções da estrutura.
Sergio Codelo, superintendente do DER, salientou a celeridade com que a obra foi concluída, dentro do cronograma previsto, e afirmou que o órgão tem se esforçado para devolver à sociedade serviços de qualidade como contrapartida dos impostos pagos pelo contribuinte paulista.
Codelo fez questão de citar a atuação do deputado Ricardo Madalena como representante da região e declarou que o parlamentar é um dos mais presentes no DER, encaminhando as demandas dos municípios. “Sem dúvida é um dos políticos mais preocupados com o conforto e a segurança das rodovias do estado de São Paulo”, afirmou.
Após a cerimônia na Câmara, as autoridades fizeram uma visita técnica na ponte pênsil revitalizada.
Também estiveram presentes: vereador Cesinha (presidente da Câmara de Chavantes), vereador Juraci (Chavantes), vereador Chicão (presidente da Câmara de Canitar), José Vigilato (diretor do DER), Benedito Ribeiro (diretor do DER), Renato Lopes (Representante da Concrejato) e Andrews Pinto (engenheiro responsável pela obra). (Colaborou Assessoria de Imprensa)