O Governo de São Paulo, através do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) de Marília, promoverá, na próxima sexta-feira, dia 27, no município de Marília, um mutirão para a emissão de laudos formais com o objetivo de reforçar o acesso e a permanência das pessoas com deficiência da região no mercado de trabalho. A ação integra o programa Meu Emprego Inclusivo, fruto de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico, e conta com o apoio do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc). O pré-agendamento para participação pode ser feito até 24 de outubro.
Conhecido como Laudo Caracterizador de Deficiência, o documento médico comprova formalmente a deficiência de uma pessoa, indicando alterações e impedimentos nas funções e estruturas do corpo (física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial), limitações, desempenho e necessidades de apoio. O Laudo está apoiado no Índice Brasileiro de Funcionalidade, que visa ampliar o olhar das empresas a respeito das capacidades laborais do indivíduo, em conjunto com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
“O laudo é bem detalhado, feito por um médico especializado, e fornece informações específicas para que a pessoa com deficiência seja contratada por empresas que ofereçam funções adequadas a ela”, esclarece o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O programa Meu Emprego Inclusivo promove o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora. Através da iniciativa, o Estado de São Paulo conta com 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva.
O PEI de Marília está sob gestão do Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).
Mais informações no site: empregoinclusivo.sp.gov.br.
(Colaborou Assessoria de Imprensa)