A inclusão social e a diversidade promovem um ambiente de trabalho mais justo, aberto e integrado. E pensando assim, o Sicoob Credimota acaba de estabelecer parceria com a Escola ‘Maria Pagote Conte’, a Apae, de Cândido Mota, para fomentar a integração entre as instituições. E o primeiro passo da parceria aconteceu com a contratação do jovem Rodolfo Leme dos Santos, que já está atuando no cargo de auxiliar administrativo na unidade administrativa, em Cândido Mota.
“Essa parceria com a Apae de Cândido Mota já proporcionou a contratação de um aluno da entidade, dando início a um projeto e compromisso que visam sobretudo a justiça social e igualdade, com oportunidades e garantia de um ambiente de trabalho respeitoso para todos os funcionários”, disseram os diretores Allan Cirelli Coppede (de Riscos) e Pedro Sérgio do Carmo (Operacional Financeiro).
Sociedade inclusiva
E explicaram: “A cooperativa é uma sociedade inclusiva, aberta a todos, estimula a participação de cada cooperado, apesar de diferentes experiências e opiniões, de forma democrática, reconhecendo as dificuldades individuais e coletivas de seus cooperados para pensar em estratégias de melhores condições de vida para todos. E foi pensando e agindo dessa forma que definimos por concretizar essa parceria com a escola da Apae de Cândido Mota, para estimular sempre e cada vez mais a inclusão e a igualdade”.
De acordo com os dirigentes, na cooperativa a inclusão social parte de um compromisso que garanta inserção no trabalho, na educação, na saúde. Queremos que pessoas com cuidados especiais, tenham, de fato, uma inclusão no mercado de trabalho, gerando oportunidades, respeito e dignidade, que conquistem seu espaço e se desenvolvam. A parceria com a Apae busca possibilitar a inclusão com adaptação, integração e desenvolvimento profissional. Precisamos mudar nosso olhar sobre inclusão”, completaram.