No último dia 17, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), realizou no município de Maracaí/SP, reunião com as cooperativas e associações de reciclagem que atendem aos municípios da região.
Um dos objetivos principais era fortalecer os órgãos a mostrar a força que a coletividade e a união têm para fomentar a separação dos resíduos e a reciclagem, que além de contribuir para um meio ambiente mais limpo, geram renda para milhares de famílias que trabalham no setor. Para isso, é necessário conhecer as necessidades e desafios enfrentados, com quem mais tem experiência para contar: o cooperado/associado.
A reunião, que está dentro do cronograma da campanha ‘Eu Separo, Eu Reciclo’ do Civap, tratou sobre pautas que visam entender a realidade atual das cooperativas e associações de reciclagem, que apresentaram um panorama socioeconômico e promoveram um ambiente de debate de ideias e enriquecimento.
Estiveram presentes no evento o prefeito de Maracaí, Paulo Eduardo da Silva, os representantes do Civap, os gestores ambientais dos municípios consorciados e também os representantes de cooperativas e associações: Acipal, Arcoop, Coocassis, Coopascam, Coopercop, Coopacam, Ascam e Ascat. Cândido Mota esteve representada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Enio Lino Botega Nogueira e pela diretora de gestão ambiental e resíduos Lara Isys Dias.
Também esteve presente na reunião, representando o deputado federal Vinicius Carvalho, a assessora parlamentar Cintia de Araújo. Em outubro, o Civap se reuniu com o deputado para apresentar as demandas de destinação para o alto volume de resíduos provenientes da poda e capina, e o parlamentar se comprometeu a acompanhar e entender a demanda.
“Agradecimentos à Prefeitura de Maracaí e à Secretaria de Meio Ambiente, que cederam o espaço e organizaram um café e almoço para todos os participantes. O Civap agradece a participação de todos e reforça seu compromisso para o fortalecimento das cooperativas e associações de reciclagem, para a promoção de debates e interlocução com instituições governamentais na criação de instrumentos que viabilizem o desenvolvimento social, econômico e ambiental em nossos municípios”.
(Assessoria de Comunicação)