O govenador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participou na manhã desta terça-feira, dia 23, da abertura da 17ª Coopershow, principal evento do setor no Vale do Paranapanema realizado pela Coopermota em Cândido Mota/SP. É a primeira vez que um governador participa do evento. Na solenidade, ele destacou a importância do agro na balança comercial paulista e anunciou mais investimentos para o setor no Estado de São Paulo. Também participaram do evento, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, deputados estaduais Ricardo Madalena, Mauro Bragato e Vinícius Camarinha, a deputada estadual Dani Alonso e o deputado federal capitão Augusto Rosa. Eles foram recepcionados pelo prefeito de Cândido Mota, Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, vereadores, muitos prefeitos e vereadores da região, várias lideranças regionais, agricultores e pelo presidente da Coopermota, Edson Valmir Fadel, o ‘Branco Fadel’, o vice-presidente Toninho Rocha, e demais diretores da cooperativa.
“Para nós é uma alegria muito grande estar aqui, principalmente sabendo que é a primeira vez que um governador participa da Coopershow. Sempre é bom prestigiar o agronegócio de São Paulo, pois é um agro que nos dá muito orgulho. A gente comemora resultados muito interessantes, no ano passado foram R$ 23 bilhões de superávit na balança comercial, um crescimento de 12% em relação a 2022. Então, é um agro que está dando muita resposta para nossa economia, e representa 39% da nossa pauta de exportações”, destacou Tarcísio de Freitas.
Em seu discurso, o governador anunciou que vai estar sempre junto do agro “A gente vai turbinar nosso Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) e o nosso seguro rural. Vamos avançar na questão do armazenamento, da conectividade e também da irrigação do agro”, ressaltou.
O prefeito Eraldo Pereira, agradeceu a presença do governador Tarcísio de Freitas, do secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai, e as outras autoridades na Coopershow em Cândido Mota. “Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de estar aqui com todos vocês. Obrigado a todos os presentes, aos deputados, polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, a Câmara de Vereadores, que tem sido nossa parceira em todas as ações no município, aos secretários, a todos os prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) que trabalham pelo crescimento da região. Agradeço ao secretário Piai por manter as portas abertas na Secretaria de Agricultura e ao governador Tarcísio, pelo excelente trabalho que vem realizando não só para os agricultores, mas para todo Estado de São Paulo, um governo aberto e presente”, agradeceu.
Eraldo parabenizou também a Coopermota pelo trabalho junto ao agricultor e a toda diretoria e funcionários da cooperativa pela realização da Coopershow.
Durante a solenidade, Eraldo entregou um kit com produtos da Casa di Conti ao secretário estadual e ao governador. O presidente do Civap, Marcelo Pecchio, prefeito de Quatá/SP, em nome de todos os 47 prefeitos do consórcio, entregou ao governador o pedido para a implantação de um Centro de Inovação e Tecnologia Regional.
O secretário da Agricultura destacou a importância do evento e frisou que é cooperado da Coopermota. Por fim, disse que o Governo de São Paulo vai fazer o lançamento de um programa de apoio e estimulo à implantação de tecnologias de irrigação agrícola. “A água é recurso vital para a sobrevivência. Não somente para consumo, ela é fundamental para a produção de alimentos”, disse.
A 17ª Coopershow prossegue até sexta-feira, dia 26, no espaço de Difusão de Tecnologia. Nos quatro dias de evento, a organização espera aproximadamente 15 mil visitantes compostos por um público essencialmente agrícola, a exemplo dos números registrados no ano passado. A entrada é aberta ao público.
Programação
Além das novidades tecnológicas que serão apresentadas no Campo de Difusão da Coopermota, a organização preparou diversas palestras para o público que estará presente no local durante os quatro dias de evento.
Nesta quarta-feira, dia 24, na Arena Conhecimento, às 9h haverá palestra sobre Um Olhar para o Manejo e Conservação do Solo. O pesquisador da Embrapa Soja, César de Castro estará falando sobre a análise do perfil do solo do ponto de vista químico; o também pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi falará sobre análise do perfil do solo do ponto de vista físico e o proprietário da SC Agro Serviços Agrícolas, Guilherme Sasso Ferreira de Souza falará sobre a agricultura de precisão: avaliação dos atributos químicos do solo. O encontro terá como mediadora a pesquisadora, coordenadora da Universidade Corporativa Coopermota, Flávia Carvalho Silva.
À tarde, ainda na Arena Conhecimento, às 14h, acontece a abertura do IV Encontro Técnico da Mandioca, com o presidente da Apmesp, José Reynaldo Bastos da Silva. Às 14h10, Sérgio Doná (Apta Regional/Apta/SAA/SP) fala sobre as ‘novas cultivares de mandioca IAC para a região’. Logo em seguida, Fábio Isaías Felipe (Cepea/Esalq), comenta sobre a ‘mandioca e derivados: conjuntura econômica para o centro-sul’.
Às 15h40, o encontro recebe o palestrante Marcos Antônio Sedrez Rangel (Embrapa, cedido ao Mapa, DDR/SFA-SC), que discursará sobre o ‘plantio direto e produção integrada: oportunidades de ganhos de competitividade e sustentabilidade. O palestrante Valdemir Antonio Peressin (IAC/Apta/SAA/SP), fala sobre ‘herbicidas registrados para a mandioca’ às 16h20.
O encerramento acontece às 16h50, com a coordenadora da Universidade Corporativa Coopermota, Flávia Carvalho Silva, José Reynaldo Bastos da Silva e Sérgio Doná. Logo em seguida, acontece um tour pelos estandes da Apta Regional/Cati/IAC/Embrapa no recinto da Coopershow.
No estande Café com Pecuarista, às 15h, o engenheiro agrônomo do Senar, Sidnei Favarin, ministra palestra sobre Manejo de Bovino de Leite.
Já na Arena Mulher & FMC, às 9h30, acontece palestra sobre Participação Feminina no Campo e no Escritório. A especialista em Comunicação da FMC, Stephanie Fodor estará comentando sobre o protagonismo feminino no agronegócio 5.0; a graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduada em Gestão Empresarial FGV, Ana Lúcia de Araújo falará sobre os desafios e caminhos percorridos para uma carreira de sucesso; já a formada em Pedagogia pelo Ieda e Unesp, especialista em Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Qualidade, Carla Padovan, comenta sobre de pai para filha, integração lavoura/pecuária. O encontro terá como moderadora a gerente comercial da Timac Agro, Roseane Grossi. Ainda na Arena Mulher & FMC haverá palestra às 14h30, com o presidente da Associação de Orquidófilos de Assis, Carlos Granado, sobre Replantio e Adubação de Orquídeas.