O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Artistas de Assis participam de maratona cultural neste fim de semana

Aviva Cultura acontecerá na Concha Acústica nos dias 23 e 24 de março

Nos dias 23 e 24 de março, a cidade de Assis vibrará com a edição 2024 do Aviva Cultura. O evento, realizado pelo Ministério da Cultura e Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), com o patrocínio da Regional Telhas e da Santa Massa, trará uma programação diversa e gratuita para celebrar a rica produção cultural da região.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Assis e com a gestão da Acriart (Associação Cristã de Artistas), o Aviva Cultura reunirá artistas locais em uma variedade de atrações, incluindo:

  • Música: A Escola de Samba de Vila Operária levará para a Concha Acústica mais de 60 integrantes e sua bateria em uma apresentação vibrante com clássicos do samba e os sambas-enredo da agremiação.
  • Hip-hop e danças urbanas: Grupos locais apresentarão o melhor da cultura urbana, com performances de dança e música que prometem agitar o público.
  • Teatro de rua: Espetáculos interativos e divertidos levarão a arte para as ruas da cidade, proporcionando momentos de alegria e reflexão para todas as idades.
  • Exposições coletivas: Artistas visuais de Assis mostrarão seus talentos em exposições de pintura e fotografia.

Oportunidade de parceria e valorização da cultura local

“O Projeto Aviva Cultura sempre funcionou para os departamentos de cultura e as prefeituras de pequenas cidades como uma oportunidade de parceria na realização de eventos”, explica Fabiano Moreira, gestor do Aviva Cultura. “Esse formato de produção cultural serve para reunir os artistas da cidade e entregar ao munícipe uma mostra de artes popular, o que consequentemente acaba promovendo um excelente engajamento com o poder público.”

A abertura do Aviva Cultura em Assis ficará por conta de Eddy Wilton com uma performance multimídia de “Eye Of The Tiger” da banda de rock norte-americana, Survivor, logo em seguida a Escola de Samba Unidos de Vila Operária entregará ao público um espetáculo regado a grandes clássicos do samba e sambas-enredo autorais.

Outro destaque da programação é a apresentação do grupo Doutores do Bem, que preparou um emocionante espetáculo de rua chamado “Clinica do Bem”. Confira a programação completa:

DIA 23

Abertura 19h – Eddy Wilton

O artista apresentará uma obra audiovisual em formato de videoclipe com orquestra on-line. Na produção, músicos de várias regiões do país, mostram arranjos da música “Eye Of The Tiger” da banda norte-americana Survivor.

20h – Escola de Samba Unidos de Vila Operária 

Com mais de 60 integrantes, a apresentação contará com a interpretação de sambas famosos da cultura brasileira, além de sambas-enredo autorais. O show contará com os mais diversos integrantes da escola, bateria, passistas, mestre-sala, porta-bandeira e baianas.

Duração: 60 min

DIA 24

14h – Exposição de pintura a óleo – Ana Cristina, Chris Vega e Hector Vega

Com trabalho autoral, Ana Christina apresentará seu trabalho artístico em uma exposição de pinturas em telas e quadros a óleo de pessoas, pets e paisagens. A artista também apresentará obras de pinturas feitas pelos artistas Chris Vega e Hector Vega.

14h – Exposição Silício – Diego Max

O Projeto “Silício” é uma exposição artística multiplataforma liderada por Diego Max. O objetivo da mostra é explorar a interação entre arte e tecnologia. Com  10 obras de arte, que convergem técnicas analógicas e digitais, o artista aborda a temática central de “disrupção e distopia” e destaca a espacialidade e plasticidade da criação artística no século XXI.

16h – Doutores do Bem – Espetáculo “Clinica do bem na rua”

Doutores do Bem apresenta o espetáculo “A clínica do Bem na rua”. O grupo interage com as crianças, adolescentes, adultos e idosos de maneira espontânea, com brincadeiras, diversão e alegria.

Elenco: Vilma Bianchi, Vanderlei Sorzi, Ana Leda Rosa Piedade, ⁠Cristiane Soares de Castro Boffi, ⁠Aghata Christie de Castro Boffi, ⁠Jéssica Nataly Migoto, ⁠Matthews Augusto dos Reis Ravagnani, Carmela Thais Rosa Batista

Direção: Ana Leda Rosa Piedade

Duração: 45 minutos

17h – Danças urbanas – I am body hits

O Showcase “I am Body Hits”, é uma apresentação com o foco nas danças urbanas, onde crianças, adolescentes e adultos “navegam” ao som de muito  hip-hop. O grupo mistura técnica e entretenimento contagiando o público com um show de acrobacias, carisma e muito sincronismo.

Duração: 30 minutos

18h – O Compadre Morte – Cia Teatro Matulão & Fabricantes

O espetáculo teatral “O Compadre Morte”, do Grupo Fabrincantes e Matulão, apresenta o teatro de rua com linguagem regional e cômica, e ainda com bate-papo espontâneo com o público.

Sinopse: Compadre Jacinto procura um novo padrinho para o seu décimo oitavo filho, enquanto busca comadres e compadres entre o público. Ele vê de longe um sujeito muito estranho dançando ao som de seu pandeiro, mas desconhece quem seja, convida-o como padrinho. O que compadre Jacinto não sabe é que este novo padrinho é nada mais nada menos do que a própria Morte.

Elenco: Sandro de Cassio Dutra, Meire Alves, Emerson Grotti, Wender Urias da Cruz, Direção: Ricardo Bagge

Duração: 45 minutos

(Colaborou Assessoria de Imprensa)

Ultimas Notícias!