Desde que assumiu o segundo mandato na Câmara Municipal em Cândido Mota, a vereadora Regina Jabur vem trabalhado para garantir e buscar apoio às pessoas surdas e seus familiares. Para isso, a parlamentar apresentou dois Projetos de Lei no Poder Legislativo, um que criou o Dia da Língua Brasileira de Sinais – ‘Libras’, e o outro que instituiu o Dia Municipal dos Surdos no município de Cândido Mota. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores, e foram sancionados pelo prefeito Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’.
Sendo assim, ficou instituída a comemoração no calendário oficial de Cândido Mota o dia 24 de abril como o ‘Dia da Libras’, e o dia 26 de setembro o ‘Dia dos Surdos’.
“Conheço muitas pessoas não ouvintes e sei das dificuldades que elas e seus familiares enfrentam no dia a dia. Esses projetos facilitaram a articulação do Poder Público e associações, para realização de ações a fim de sensibilizar a sociedade em apoio aos surdos e familiares. Inclusive, com a realização de cursos para a comunidade e comerciantes, para facilitar a inclusão dessas pessoas na sociedade”, ressaltou a presidente da Câmara.
Com isso, está sendo oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Cândido Mota, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (Pat), o curso de Intérprete de Libras. A capacitação profissionalizante de 120 horas tem o apoio da vereadora Regina Jabur, que destinou emenda impositiva com contrapartida da Prefeitura. A formatura da primeira turma deve acontecer em junho deste ano.
Para dar continuidade ao curso, ministrado pela professora especialistas em Libras, Simone Aparecida Domingues Arruda Leite, Regina Jabur indicou emenda impositiva para este ano de 2024.
Seguindo a necessidade de proporcionar uma comunicação eficaz com a comunidade surda, a Câmara Municipal de Cândido Mota conta desde outubro de 2023 com tradução simultânea dos trabalhos em Libras. O sistema está disponível apenas no YouTube. “A Câmara é a primeira instituição do município de Cândido Mota a adotar a tradução em Libras em seus trabalhos”, destaca a presidente da Câmara Municipal, Regina Jabur.
“Podemos fazer algo para mudar e facilitar o dia a dia das pessoas, por isso, agradeço a todos pelo apoio nestas ações”, finalizou a vereadora.