A cândido-motense Jaqueline Oliveira, de 34 anos, lança no dia 29 de maio, o livro ‘A Adoção’, uma autobiografia sobre seus desafios e alegrias. A obra de 111 páginas, publicada pela editora Autografia, do Rio de Janeiro, faz relato das experiências, das dificuldades e dos prazeres junto à família formada de maneira diferente daquela planejada por ela, pelo marido e pela maioria dos casais.
Nascida em Cândido Mota, a autora reside em Assis há quatro anos. Ela conta que o livro foi pensado em um período de cinco anos, de 2018 a 2023, e que graças ao apoio de sua família, amigos e pessoas que foram suas intercessoras em oração, o livro se tornou realidade. “Esse livro é a minha história e ela é encantadora, foi contando ela para as pessoas que fui incentivada a escrever um livro. Todos que ouviam, diziam ‘escreva um livro sobre; as pessoas precisam saber desse amor’. Foi aí que recebi algo específico de Deus e resolvi escrever”, conta.
A história começa em Palmital, em 2008, quando Jaqueline, casada aos 18 anos com Luis Henrique de Oliveira, não tinha planos de ter filhos de imediato, com o propósito de se dedicar ao trabalho e aos estudos, pois na época cursava faculdade de Nutrição, em Marília. Entretanto, a vida lhe pregou uma peça, pois ao conhecer o pequeno Cauã, com menos de 2 anos de idade, filho de dependente química, sentiu o instinto de mãe falar mais alto, quando então, de imediato e em consenso com a genitora, decidiu cuidar do menino e depois optar pela adoção.
O processo, no Fórum de Palmital, por meio de assistência judiciária oferecida pela OAB, foi iniciado em 2011, com a autorização da guarda provisória, que em menos de dois anos foi transformada em adoção definitiva, cuja jornada é narrada em detalhes na obra que revela como o amor pode mudar a vida de uma criança e de uma família. Além de Cauã, hoje com 17 anos, Jaqueline é mãe biológica de Pedro, de 11 anos, formando uma família unida pelo amor, pelo trabalho e pelos estudos, cultivando valores religiosos e de respeito ao próximo, como prova de que o destino, guiado pelos bons princípios, trazem resultados surpreendentes.
Em ‘A Adoção’, Jaqueline busca encontrar o coração de muitas pessoas, incluindo quem assim como ela, nunca pensou em adotar. “A adoção no Brasil cresceu muito e eu acredito que quanto mais falarmos sobre isso, mais avanços teremos e melhor do que qualquer reconhecimento, eu posso dizer que adotar é mais que amar, é uma história de renúncia, obediência e amor. Adote por você, não pelo outro. Acredite, você precisa muito mais de alguém que não gerou, do que esse alguém precisa de você. O meu filho é a prova disso, ele mudou a minha vida”, disse.
O lançamento será realizado no dia 29 de maio, às 19h30 na Igreja Bíblica ‘Aos Pés da Cruz’, localizada na rua Durvalino Binato, 360, em Assis/SP.