O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Equipes de Defesa de Cândido Mota participam de simulado de rompimento de barragem na Usina Pary

Exercício teve a participação dos membros da Defesa Civil Municipal de Cândido Mota, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) de Cândido Mota.

As equipes de defesa do município de Cândido Mota/SP, participaram nesta quarta-feira, dia 15, de um simulado na barragem da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Pary Veado. O objetivo do exercício, realizado pela Enel Green Power em parceria com a Defesa Civil das cidades de Cândido Mota e Palmital, é validar o plano de evacuação da zona de autossalvamento (ZAS) empregado em caso de possibilidade de emergência com barragem. O simulado foi realizado na modalidade tabletop – reconhecida internacionalmente, que apresenta uma situação hipotética de emergência e avalia as possíveis respostas, e contou com a participação dos membros da Defesa Civil Municipal de Cândido Mota, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama) de Cândido Mota.
O simulado integra o Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Pary Veado, que adequa a unidade à Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010 atualizada pela Lei 14.066/2020). Essa adequação está em andamento nas usinas hidrelétricas do país que se enquadram nas referidas leis.
Antes do simulado, foram realizados encontros com as autoridades regionais, com o objetivo de difundir a cultura de segurança. As ações do PAE também incluíram a instalação de sinalização das rotas e definição do sistema de alerta.
A atividade foi alinhada com as Defesas Civis e definida a aplicação em formato tabletop – realizado presencial na cidade de Cândido Mota – para promover e operacionalizar os procedimentos do Plano de Ação de Emergência e analisar cuidadosamente a integração com o Plano de Contingência do Município impactado na ZAS. Assim, o exercício permite mapear e estudar diversas situações possíveis, com a participação ativa de representantes do poder público local, da Enel Green Power e da população dentro de um ambiente controlado.
“O simulado de evacuação tem caráter preventivo e é mais uma etapa do Plano de Ação de Emergência que a Enel Green Power está realizando em todas as usinas que opera. A Usina Pary Veado segue o padrão de segurança da Enel Green Power, que monitora suas barragens 24h por dia, sete dias na semana, além de realizar inspeções periódicas nas estruturas de suas hidrelétricas, utilizando sistemas remotos, com transmissão em tempo real. Além disso, técnicos realizam inspeções periódicas nas estruturas de nossas usinas. Nossa intenção é ir além do cumprimento da legislação, promovendo uma mudança na cultura de segurança de todos. A realização do simulado tabletop está inserida nesse contexto”, explica Juliana Martins, gerente de Segurança de Barragens e Infraestrutura Civil da companhia.
A Enel Green Power reforça que a barragem é e permanece segura, sendo esta uma atividade de rotina para implementação do Plano, em parceria com a Defesa Civil dos municípios envolvidos, e de acordo com todas as normas estabelecidas pelos órgãos regulatórios.

Sobre a Enel Green Power
A Enel Green Power®, dentro do Grupo Enel, desenvolve e opera usinas de energia renovável em todo o mundo e está presente na Europa, nas Américas, na África, na Ásia e na Oceania. Líder mundial em energia limpa, com capacidade total de mais de 63 GW e um mix de geração que inclui energia eólica, solar, geotérmica e hidrelétrica, bem como instalações de armazenamento de energia, a Enel Green Power está na vanguarda da integração de tecnologias inovadoras em usinas de energia renovável.

(Colaborou Assessoria de Comunicação)

Ultimas Notícias!