Na última semana, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), esteve reunido o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção das Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência de Cândido Mota/SP. No encontro, foram abordados assuntos referentes ao conjunto de ações voltadas para a Mobilização de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Ações, estas, que vêm sendo realizadas desde janeiro deste ano.
O comitê trabalha na organização dos procedimentos de atendimento e regulamentações para garantir os direitos das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência neste município e tem a participação de representantes da Secretaria Municipal da Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Estado de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar.
Das atividades, estão sendo planejadas e organizadas diversas capacitações para os servidores municipais e entidades que atendem crianças e adolescentes, com previsão a serem realizadas entre os meses de junho e julho deste ano, com o objetivo de proporcionar a adequada qualificação dos profissionais e o fortalecimento da Rede de Proteção.
Estão previstas quatro capacitações, que tratarão sobre o relato obrigatório de suspeitas de violência contra crianças e adolescentes e busca pela sua proteção, através de conhecimentos sobre formas de abordagem junto a eles diante de Revelação Espontânea da violência, assim como o procedimento da Escuta Especializada.
Esta série de ações objetiva a garantia de direitos da criança e do adolescente através da qualificação da escuta, acolhimento e proteção social, assim como a aproximação dos protagonistas das redes municipal e estadual, e profissionais de entidades do município, que atendem diretamente crianças e adolescentes, com a finalidade de prover o atendimento adequado.
Todo cidadão é responsável por assegurar que crianças e adolescentes sejam respeitados como sujeitos de direitos!
Para denunciar, ‘Disque 100’, que funciona 24h por dia, é gratuita e poderá ser registrada no modo anônimo.
Decreto cria Prêmio Eunice Paiva de defesa da democracia
Premiação será concedida anualmente pelo Observatório da Democracia da AGU para pessoas que colaborem de forma notória para consolidar o regime democrático no país