O Diário do Vale - A Região no Mundo!

Percussão do Guri de Marília se apresenta em Assis

Sob a regência de Tico Proença, concerto gratuito integra a temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri

O grupo de Percussão do Guri de Marília toca no dia 30, às 17h, no Teatro Municipal de Assis, em celebração ao aniversário da cidade de Assis/SP. A apresentação é gratuita. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Sob a regência de Tico Proença, o repertório do grupo inclui as obras Congrafo, de Chico Santana; Wart Hog #3, de Austin Wrinkle; Samba em Série, de Rodrigo Gudin Paiva; Malunga, de Caito Marcondes; Jango, de Paulo Bellinati; Waldyrando, de Waldir de Azevedo; Novena, de Hermeto Pascoal; Emoriô, de João Donato; e Baticomtico. O grupo de Percussão do Guri de Marília tem patrocínio Master CTG Brasil, Ouro Tauste Supermercados, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Marília. O Polo Regional de Marília também conta com o patrocínio Ouro do Supermercados Tauste e parceria com a Prefeitura Municipal de Marília. Na cidade de Assis, o polo conta com o patrocínio Prata CART SP e Prefeitura Municipal de Assis.
Tico Proença, nascido em Assis/SP, estudou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, no curso de MPB / Jazz, e é formado em Licenciatura em Música, pelo Curso Superior de Ensino Musical da Faculdade Claretiano. Como atividades de formação complementar participou de diversas oficinas e cursos, sempre com foco na percussão popular e no ensino musical. Desde 2006, integra o quadro da Escola de Música Municipal de Assis como instrutor de percussão e bateria, voltada para a Banda Musical, conquistando diversos prêmios.

Percussão do Guri de Marília 
Os primeiros exemplos de grupos de percussão escrita surgiram na corte de Luis XIV (França), a partir de 1665. Os irmãos André e Jacques Philidor escreveram e organizaram diversas marchas para tambores e tímpanos. Hoje, a percussão abrange infinitos instrumentos, e por isso, muitas possibilidades de repertório. Tímpanos, tambores, baterias, pandeiros, vibrafones e uma variedade inusitada de materiais podem ser encontrados nesta família. Grosso modo, fazem parte desse grupo todos aqueles que produzem som a partir do choque entre objetos. Ou seja, podem ser sacudidos, agitados e percutidos com baquetas. O grupo Percussão do Guri de Marília foi criado em 2012, na cidade de Ourinhos; em 2017, a cidade de Marília passou a sediar o grupo. Já tocou com Santiago Vazquez (2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (2014), Luiz Guello (2017) e Ricardo Bologna (2019). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou com Ari Colares no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o ‘PercPan’ – maior festival de percussão do Brasil. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Alisson Amador e Herivelto Brandino. Em 2022, foi regido por Eliana Sulpício.

Sobre os Grupos Musicais
Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

PERCUSSÃO DO GURI DE MARÍLIA
Tico Proença, regência

PROGRAMA
CHICO SANTANA
Congrafo

AUSTIN WRINKLE
Wart Hog #3

RODRIGO GUDIN PAIVA
Samba em Série

CAITO MARCONDES
Malunga

PAULO BELLINATI
Jongo [arr. Fernando Iazzetta]

WALDIR DE AZEVEDO
Waldyrando [arr. Caito Marcondes]

HERMETO PASCOAL
Novena [arr. Ney Rosauro]

JOÃO DONATO
Emoriô [arr. Juliana Schimdt]

CRIAÇÃO COLETIVA
Baticomtico

Data: 30 de junho de 2024, domingo, às 17h
Local: Teatro Municipal de Assis
Endereço: R. Floriano Peixoto, 757, Centro – Assis/SP

Próximo concerto
Data: 16 de julho de 2024, terça-feira, às 19h30
Local: Praça/Festival de Música
Endereço: Rua 9 de julho, 496, Centro – Ourinhos/SP

Todos os concertos são gratuitos.
O grupo de Percussão do Guri de Marília tem patrocínio Master CTG Brasil, Ouro Tauste Supermercados, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Marília. O Polo Regional de Marília também conta com o patrocínio Ouro do Supermercados Tauste e parceria com a Prefeitura Municipal de Marília. Na cidade de Assis, o polo conta com o patrocínio Prata CART SP e Prefeitura Municipal de Assis.
Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil, Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi, Arteris, Cipatex, Novelis, Tintas Maza; Prata: BASF, Verzani & Sandrini, Ultra, Instituto Center Norte, Grupo Colorado, Sicoob, CART SP, Capuani, Indústrias Colombo, Usina Santa Maria, Valgroup; Bronze: Grupo Maringá, Adufértil, MRS, Agibank, Frikokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda, ACIF Franca; e Apoio Cultural: Cocamar, Usina, Ipiranga, Mercedes-Benz, Tegma, Castelo Alimentos e Pirelli, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

(Foto: Gustavo Goto)

Ultimas Notícias!