O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Secretário Estadual projeta autossuficiência na produção de milho durante avaliação do ‘Milho+SP’ em Cândido Mota

Solenidade realizada na Coopermota contou com a presença Guilherme Piai, prefeito de Cândido Mota Eraldo Enfermeiro e representantes das empresas parceiras.

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 17, no Centro de Eventos da Coopermota, em Cândido Mota/SP, a apresentação dos resultados do Programa Milho+SP. A solenidade contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, e representantes das empresas parceiras. Além do secretário estadual, compuseram a mesa principal o presidente da Coopermota Edson Valmir ‘Branco’ Fadel, prefeito de Cândido Mota Eraldo José Pereira, o ‘Eraldo Enfermeiro’, presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) Marcelo Pecchio, representante da Coordenadoria de Assistência Técnica (Cati) Alexandre Manzoni Grassi, representante da Corteva Agriscience Alexsandro Mastropaulo, representante da Valtra Ana Helena Andrade e representante da Yara Brasil Ademilson Palharin.
A Cati, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), fez uma reflexão sobre o programa, que começou a ser implementado há dois anos e tem, como principal objetivo, ampliar a produção do grão em larga escala no estado de São Paulo para alcançar 11 milhões de toneladas até 2030.
“Esse programa tem apoio incondicional de toda nossa equipe. Vamos expandir a área irrigada, melhorar o solo, melhorar a semente, investir em tecnologia e, assim aumentar nossa produção, sempre priorizando a sustentabilidade. Hoje o estado de São Paulo produz 3,3 milhões e consome 8,9 milhões de toneladas de milho, com o Programa Milho+SP, incorporando novas regionais, vamos tornar o estado autossuficiente”, destacou Guilherme Piai.
O secretário estadual também falou da alegria em estar próximo ao agricultor. “É um orgulho estar aqui hoje, pois sou cooperado da Coopermota e sei o que a cooperativa representa para os agricultores. Costumo dizer que não há pequeno ou grande produtor, o que existem são mulheres e homens do campo que são gigantes, que podem contar com o governo estadual. Este ano tivemos recorde de seguro rural, e a partir do ano que vem nosso orçamento vai aumentar, o agro vai continuar crescendo e quebrando recordes”, concluiu.
O presidente da Coopermota, ‘Branco’ Fadel, agradeceu a presença de todos no evento. “Satisfação receber todos vocês na apresentação do programa Milho+SP. Para a Coopermota, com 65 anos sempre trabalhando para agricultura e para o agricultor, em parceria com institutos e empresas privadas, é importante destacar a união. O cooperativismo é isso, trabalhando todos juntos para alavancarmos outros setores, por isso, agradeço a todos os parceiros, produtores e produtoras”, disse.
Por sua vez, o prefeito Eraldo Enfermeiro destacou a importância da agricultura no município. “É um orgulho estar neste momento especial, principalmente para a agricultura, que tem um papel importante em nosso município e para a Coopermota, pelo trabalho que realiza pelos agricultores. Agradeço ao secretário Piai por mais uma vez estar presente, pensando em melhorar cada vez mais nossa agricultura e parabéns para as empresas que estão empenhadas nesta parceria”, ressaltou.

Programa
Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e das empresas Corteva Agriscience, Valtra (marca do Grupo AGCO) e Yara Brasil, o programa fomenta a adoção de uma ampla gama de tecnologias em pequenas propriedades para aumentar a produção local do grão.
A iniciativa consolida um ecossistema de produtividade, que envolve diferentes etapas, como conhecimento agronômico e manejo ideal para a lavoura, adoção tecnológica em insumos e em equipamentos, acesso a crédito e seguro, bem como, treinamentos e conexão com indústrias.
Durante a apresentação do programa na Coopermota, a Cati divulgou os resultados obtidos até o momento e as expectativas para a safra 2024/25.
José Augusto Maiorano, engenheiro agrônomo da Cati, do Centro de Cadeias Produtivas, apresentou os resultados relativos às últimas duas safras e ressaltou que o programa foi implementado em 23 unidades demonstrativas e para a próxima safra, o Milho+SP contará com 19 UDs na safra 24/25 em todas as regionais da Cati, inclusive com quatro novas áreas, localizadas nos municípios de Campos Novos Paulista, Platina e Ourinhos. Além disso, foram capacitados 1.615 agentes da cadeia do milho, que atuam diretamente em campo com os agricultores. A expectativa é alcançar 100 mil produtores de milho, abrangendo uma área de 1 milhão de hectares em até seis anos.

Na sede da Coopermota, Piai esteve com diretores da cooperativa e com vereador Lu Zanchetta

Ultimas Notícias!