A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cândido Mota/SP, está realizando várias atividades durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada de 21 a 28 de agosto, e tem como tema este ano ‘Nossa história: quem somos e o que fazemos’.
Para iniciar a semana, a entidade realizou um passeio no Parque do Panaro na quarta-feira, dia 21. A ação, que teve parceria com o Departamento de Transporte do município, promoveu um momento de lazer, alegria e descontração respeitando a limitação de cada um.
Semana
A comemoração neste período foi idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas e, desde então, evoluiu para se tornar a campanha de referência na luta por visibilidade e representatividade das pessoas com deficiência no Brasil.
O momento é dedicado ao desenvolvimento de conteúdos que conscientizem a sociedade sobre as necessidades específicas dessas pessoas e as políticas públicas necessárias para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.
O tema ‘Nossa história: quem somos e o que fazemos’ tem o objetivo de convidar a uma reflexão sobre a trajetória da Apae Brasil, uma organização que, ao longo de 70 anos, tem lutado para criar um presente e futuro mais prósperos para as pessoas com deficiência e suas famílias. Desde a sua fundação em 1963, a Apae Brasil tem desempenhado um papel fundamental na defesa, garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Sua atuação foi crucial na elaboração de importantes legislações, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), uma das mais avançadas do mundo.
Cândido Mota
A Apae de Cândido Mota, mantenedora da Escola de Educação Especial ‘Maria Pagote Conte’, foi fundada pelo Lions Clube do município em 20/04/1992. Iniciou seus atendimentos no ano de 1998 em uma casa alugada com 15 usuários.
Atualmente com sede própria, atende a 143 usuários nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, dos municípios de Cândido Mota, Echaporã, Florínea e Cruzália, estando as três áreas interligadas, beneficiando os usuários de forma plena, contando com uma equipe de 32 colaboradores.
Nas redes sociais da entidade são colocados fotos e vídeos sobre o que é realizado durante toda semana.