O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Cândido Mota comemora 90 anos de frei Saul Peron com missa em Ação de Graças

Celebração ocorre às 19h desta terça-feira, dia 5, na igreja Matriz.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Cândido Mota/SP, realiza nesta terça-feira, dia 5, uma Missa em Ação de Graças pelo aniversário de 90 anos do frei Saul Peron, que está no município há quase 25 anos.
A celebração acontece às 19h na igreja Matriz. “Um momento de união e agradecimento pela vida dedicada ao serviço e amor ao próximo. Venha celebrar conosco e homenagear este grande exemplo de fé e dedicação!”, convida a Paróquia.

Frei Saul
O historiador cândido-motense, Romildo Pereira de Carvalho, escreveu um artigo para falar sobre a vida de frei Saul na comunidade.

Frei Saul Peron, 90 anos do dom divino da sua vida!
O nosso querido Frei Saul Peron, o nosso “Saulzão”, está comemorando hoje, dia 5 de novembro de 2024, seus 90 anos do dom divino da sua vida sempre magnânima.
Nestes 90 anos deve passar um filme de tristeza e de alegria, mas, às alegrias são preponderantes, desde o seu nascimento no dia 6 de novembro de 1934, passando pelo seu Ingresso no Seminário São Fidélis em Piracicaba, sua primeira terra natal, pela sua ordenação no dia 27 de junho de 1965, até hoje aqui na nossa cidade a qual ele adotou como se fosse sua terra natal e os paroquianos também o adoraram, até hoje é o líder Espiritual de muitos.
Sua vida sempre foi alicerçada pela Luz de Cristo, desde a sua concepção até o dia que sentiu no coração o “Chamado”, deixou seu lar, seus amigos, sua família, seus Pais, Guerino Perón e Cezira Cadari Perón e seus 4 irmãos, para servir a Jesus Cristo e os seus milhares de “irmãos em Cristo”, frades, paroquianos, todo o povo de Deus, que ainda andam pelo deserto em busca da Santidade.
A sua primeira noite no Seminário, a cama sua sem o travesseiro e um travesseiro ao seu lado em uma cama sem uso, assim mesmo adormeceu sem o travesseiro, mostrando aí já o sentimento da obediência, do desapego.
Deve estar revendo todas as cidades que conheceu aqui e fora do Brasil e também aquelas que o “adotou” como um filho querido, como a nossa cidade. Nesta sua segunda vinda à nossa cidade, ficamos sabendo que ele estava eufórico, os amigos de Piracicaba perguntaram a ele o motivo de tanta alegria e disseram que ele respondeu: “Estou indo para a minha Cidade”, o bom filho à casa sempre retorna!
Quantos Batizados, Matrimônios, Confissões, milhares de Sacramentos foram ministrados por ele?
Quantas histórias das “misérias humanas”, ele presenciou e presencia ainda hoje, através das confissões, ou de um desabafo, sempre os fieis procurando um aconselhamento, haja vista, a sua Religiosidade, a sua Espiritualidade e a sua Sabedoria.

Eu e a minha amada esposa, a Princesa Déa (que sempre lhe pede sua benção), somos admiradores da sua Sabedoria, aprendemos muitas coisas com ele, como por exemplo, “praticar a “oração” do silêncio e quanto menos explicar é melhor, dependendo da situação”. (risos)
O “Saulzão” é responsável por tornarmos palestrantes e agentes de pastorais, apostou em nós, já fizemos inúmeras palestras sobre Eucaristia, Fé nos reveses da vida, Maria, o Plano de Deus, Amor conjugal, Sentido da vida, Casal Cristão no mundo de hoje sobre os documentos da Igreja.
Como bom administrador também se destacou nas construções das Igrejas da Sagrada Família, Perpétuo Socorro e Santa Clara e da Santíssima Trindade.
O Frei Saul, além da sua Vocação em conduzir suas “ovelhas”, também sempre se mostrou um ótimo Pároco, na administração da Igreja, também incentivando todas as Pastorais, com um brilho nos olhos a mais, quando fica a frente do movimento do E.C.C. (Encontro de Casais com Cristo).
Talvez porque o E.C.C., forneça vários casais para outras Pastorais, como por exemplo, a do Batismo, a qual nós ajudamos o Frei a montar uma equipe para realizar o curso nas casas, foi uma inovação em toda a Diocese, muito gratificante ir aos lares dos fiéis, preparar os casais para batizarem seus filhos e falar sobre o nosso Amigo e Senhor Jesus Cristo!

Frei Saul Perón fez e faz uma bela história na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Franciscanos) e em nossa cidade sempre expondo suas ideias, nunca impondo, sempre receptivo às opiniões diferentes, como por exemplo, quando estávamos a frente do Grupo de dirigentes do E.C.C., em 2000, ele queria fazer dois Encontros no ano, provamos para ele que era inviável e ele prontamente nos ouviu.
Como uma personalidade forte, marcante, sempre com uma determinação aguçada, mas ao mesmo tempo com o coração do “Bom Pastor”, sempre atento às necessidades e as vontades de suas ovelhas, há anos convivemos com ele, isso nos trouxe um enorme aprendizado de vida, de religião, de Espiritualidade.
Terminando, este “terminando”, aprendemos com ele, sempre em suas palestras, fala terminando e demora para terminar. (risos)
Nossa gratidão Frei Saul Peron, pelo dom da sua vida, 90 primaveras e praticamente 60 anos da sua Vocação Sacerdotal, por suas sábias Homilias; a nossa filha, ainda pequena, uma vez ouvindo a sua Homilia, perguntou se Ele falava tudo aquilo da sua cabeça, sem ler nada e nós falamos para ela que o Ele falava com o coração, inspirado pelo Espírito Santo!
Terminando, (risos) de novo, teríamos muitas coisas para dizer e agradecer, entretanto as palavras não conseguem externar tudo o que a gente quisera! E como mesmo o Senhor fala: “Vai ficar muito grande e as pessoas não vão ler, não vão prestar atenção”.
Louvado seja sempre o nosso Amigo e Senhor Jesus Cristo! Felicitações! Muitas bênçãos hoje e sempre! Paz e Bem!

Abraço fraterno!

Romildo, Andréa Maria, Maria Letícia e Família e de todos os Paroquianos.

Ultimas Notícias!