As equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal de Cândido Mota/SP participaram no último dia 19, de simulado de evacuação de emergência da barragem da Usina Hidrelétrica Canoas I, no rio Paranapanema. O exercício realizado pela CTG Brasil, integra a etapa final de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem. Participaram ainda da ação, as defesas civis dos municípios de Itambaracá/PR e Santa Mariana/PR e moradores residentes na Zona de Autossalvamento (ZAS), nome dado para as áreas de impacto imediato em caso de emergência, localizadas logo abaixo da barragem.
O gerente de Engenharia Civil & Segurança de Barragem da CTG Brasil, Pedro Nunes, destaca que o simulado é uma atividade de caráter preventivo, em cumprimento à lei federal 12.334/10 que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Ressalta ainda que todas as barragens administradas pela CTG Brasil são seguras e consideradas de baixo risco.
“É importante reforçar que a barragem da UHE Canoas I não apresenta qualquer risco. O exercício simulado, para além do cumprimento de uma determinação legal, representa nosso compromisso com o bem-estar e a segurança dos profissionais e da população vizinha aos empreendimentos”, disse Nunes.
Viaduto na SP 270 terá Pare e Siga para realização de obras em Salto Grande
Serviços de melhorias terão início nesta segunda e devem ser concluídos até sexta-feira.