BRASIL
Com metas ambiciosas e engajado por uma transição justa, Brasil apresenta suas principais iniciativas na COP29, preparando o cenário para sediar a COP30 em 2025. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é a responsável pelo Pavilhão Brasil em mais uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, que acontece em Baku, Azerbaijão, de 11 a 22 de novembro de 2024. A mensagem central do pavilhão brasileiro este ano será sobre “Caminhos para a Transformação Ecológica” e terá como foco promover discussões sobre uma economia ecológica orientada por uma transição justa, baseada em conhecimentos científicos e nos saberes tradicionais de convivência harmoniosa entre humanos e natureza.
APROSOJA
A Aprosoja Mato Grosso também está acompanhando de perto as discussões da COP 29, que acontece em Baku, no Azerbaijão. O evento reúne líderes mundiais, representantes de governos e especialistas para discutir ações contra as mudanças climáticas. Entre os participantes, estão o vice-presidente da Aprosoja-MT, Luiz Pedro Bier, e o diretor administrativo, Diego Bertuol.
DIA NACIONAL DO SORGO
O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS), médico cardiologista e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, apresentou, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei para instituir o Dia Nacional do Sorgo. A proposta visa dar visibilidade a esse cereal nutritivo e sustentável, que já é amplamente cultivado no Brasil, e destacar seu potencial para melhorar a saúde dos brasileiros.
MÁQUINAS AGRÍCOLAS
A SNA dá continuidade à parceria com a Embrapa Soja e seus pesquisadores na divulgação de trabalhos em andamento, ou já concluídos, de cunho acadêmico, informações com profundidade técnica para estudantes, professores e interessados em se aperfeiçoar no agronegócio. É importante enfatizar que a manutenção preventiva pode contribuir para a redução de custos operacionais na lavoura de soja, especialmente em relação a paradas inesperadas e ao aumento da eficiência no uso dos equipamentos.
CAFÉ DE SÃO PAULO
Em sua 23ª edição, o Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” encerrou suas inscrições no último dia 18 de outubro com 312 amostras recebidas. O certame, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP), premia cafés paulistas de excelência em cinco categorias: natural, cereja descascado, fermentado, orgânico e canephora.
ETANOL
Levantamentos do Cepea mostram que os preços dos etanóis encerraram a última semana estáveis em relação ao período anterior. De 4 a 8 novembro, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado fechou em R$ 2,6025/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), enquanto o Indicador CEPEA/ESALQ do anidro subiu ligeiro 0,12%, a R$ 2,9186/litro, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins). Esse cenário de estabilidade ocorreu mesmo com o aumento no volume negociado. Entre 4 e 8 de novembro, a quantidade de etanol hidratado comercializada praticamente dobrou (alta de 94%) em relação ao intervalo anterior, conforme levantamento do Cepea.
AGRICULTURA FAMILIAR
Brasília sediou o evento “Mecanismos para a compra de alimentos da Agricultura Familiar brasileira ao Mercado Internacional (PMA)”, organizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O encontro tem como objetivo fortalecer a inclusão da agricultura familiar brasileira nas compras internacionais, especialmente no âmbito das ações humanitárias e de segurança alimentar realizadas pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA).
LUZ VERDE
Segundo informou a agência efeagro, a União Europeia deu luz verde aos Estados-Membros afetados por “recentes catástrofes naturais sem precedentes” para obterem assistência adicional do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) para ajudar os agricultores, silvicultores e empresas afetados, informou o Conselho (países da UE). Em particular, os países serão autorizados a reprogramar fundos do FEADER não autorizados do período 2014-2020.
NOVA SEDE
Dia 8, foi de celebração para a Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa), em Campos de Holambra, pelos 25 anos de fundação da entidade. Na ocasião, também foi inaugurado o novo centro administrativo, o novo centro de treinamento e auditório, este último, batizado com o nome de um dos grandes incentivadores da cultura do algodão no estado de São Paulo, Johannes Henricus Scholten.
CALENDÁRIO AGRÍCOLA
Para lembrar: segundo informações do conectar agro, este mês de Novembro na região sudeste é o tempo de plantio de: algodão, arroz, amendoim, milho, e; soja.