“Hoje, celebramos uma grande vitória: 10 pessoas conseguiram parar de fumar ao final do nosso programa! Essa conquista é fruto de muita dedicação, força de vontade e do trabalho incansável da equipe da Atenção Básica, que atua com amor e compromisso para transformar vidas”, comemorou a secretária municipal de Saúde de Cândido Mota, Vânia Cavalcante.
O grupo, formado por 12 participantes, contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, dentista, nutricionista e educador físico que conduziram as ações com acolhimento, orientação e motivação. Durante os encontros, foram trabalhadas estratégias para lidar com a dependência física e emocional da nicotina, além de dicas práticas para vencer os desafios do dia a dia.
Além dos benefícios individuais, como melhora na respiração, redução do risco de doenças graves e aumento da qualidade de vida, parar de fumar reflete em famílias mais saudáveis e comunidades mais fortes. Cada vitória pessoal representa um impacto positivo na saúde pública, mostrando que, com o apoio correto, é possível vencer o vício.
“A Atenção Básica segue empenhada no combate ao tabagismo, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer. Nosso compromisso com a saúde da população é prioridade! E esse sucesso da primeira turma é só o começo”, continuou Vânia.
A secretária parabenizou todos os participantes por essa conquista tão significativa e inspiradora. “Vocês são a prova de que desistir do cigarro é um caminho possível, com determinação e apoio. Agradecemos também à equipe envolvida, que não mediu esforços para guiar cada participante nessa jornada de superação”, disse.
Se você ou alguém que conhece deseja parar de fumar, procure sua unidade de saúde e faça parte dessa transformação. Sua saúde é importante. “Juntos, estamos construindo um futuro mais saudável e livre do tabaco!”, concluiu Vânia.
(Assessoria de Comunicação PMCM)