O mês de janeiro é marcado pela campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença milenar que ainda exige atenção e combate ao preconceito. Apesar de ser uma enfermidade curável, a hanseníase continua a causar impactos físicos e sociais, principalmente quando o diagnóstico é tardio.
A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e afeta principalmente a pele, os nervos periféricos e, em casos graves, pode comprometer articulações e órgãos. Os sintomas mais comuns incluem:
Manchas claras, avermelhadas ou amarronzadas na pele com alteração da sensibilidade (não coçam, não ardem, nem doem).
Dormência ou formigamento em extremidades, como mãos e pés.
Perda de força ou sensibilidade em partes do corpo.
Nódulos ou caroços pelo corpo.
A hanseníase é transmitida por vias respiratórias (tosse ou espirro), mas é necessário contato prolongado com uma pessoa infectada sem tratamento. Felizmente, com o uso adequado dos medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS, a doença tem cura e a transmissão é interrompida rapidamente.
As unidades de saúde de Cândido Mota estão à disposição para atender pessoas que apresentem qualquer um desses sintomas. Nossos profissionais estão preparados para realizar a triagem e, se necessário, encaminhar para o diagnóstico e tratamento.
Lembre-se: quanto mais cedo for identificado o problema, maior é a chance de cura sem sequelas. Além disso, enfrentar a hanseníase também significa combater o preconceito e apoiar quem enfrenta a doença.
Se você tem esses sintomas procure o enfermeiro de uma das unidades de saúde e faça a triagem.
Vamos juntos promover mais saúde e dignidade para todos!