Os agentes de controle de endemias da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Cândido Mota participaram na segunda-feira, 03 de fevereiro, de capacitação onde receberam orientações e treinamento para a utilização do aparelho de nebulização para aplicação de inseticida, que será usado na ação de combate ao mosquito aedes aegypti, em bairros da cidade.
O treinamento foi realizado em espaço cedido pela Secretaria de Educação e foi ministrado pelo colaborador Vanderlei, do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis.
O treinamento foi feito com a utilização de água no equipamento, não foi usado inseticida durante o exercício de aplicação. Todos os demais equipamentos de proteção são obrigatórios e serão utilizados quando os agentes estiverem concretizando a ação.
Apoio
A administração municipal aproveita para pedir a colaboração da comunidade cândido-motense na luta contra o mosquito da dengue.
- Não deixe de receber em sua residência os agentes da Vigilância em Saúde. A utilização do inseticida é mais uma medida de reforço para o combate à dengue, contudo, é muito importante estar atento sempre ao seu quintal e eliminar os possíveis focos que proliferam as larvas do mosquito. Verifique sempre seu quintal, vasos de plantas, caixas d’água, calhas e qualquer lugar que possa acumular água parada.
- Fique atento aos sintomas: Febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, vômitos, diarreia, petéquias (manchas vermelhas na pele), dor no fundo dos olhos, cansaço e mal estar.
- Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima, das 07h às 17h, e em finais de semana e período da noite, a Santa Casa.
“Estamos unidos e empenhados no combate contra a dengue. Faça a sua parte!”, solicita a administração municipal.
(Assessoria de Comunicação PMCM)