A Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Cândido Mota, realizou na manhã desta quarta-feira, 5 de março, a Missa Penitencial de início da Quaresma, presida pelo pároco, frei Décio Pacheco de Bezerra.
“Celebramos a Quarta-feira de Cinzas, marco inicial da Quaresma, período de 40 dias de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa. Neste espírito, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’ e o lema ‘Deus viu que tudo era muito bom’ (Gn 1,31). Esta campanha nos convida a uma conversão integral, ouvindo o clamor dos pobres e da Terra, promovendo ações efetivas em prol da justiça socioambiental. Que possamos, durante este tempo sagrado, refletir sobre nossa relação com o meio ambiente e com nossos irmãos e irmãs, buscando uma convivência mais harmônica e sustentável. Que a Quaresma e a Campanha da Fraternidade 2025 sejam caminhos de transformação e graça para todos nós!”, disse o pároco de Cândido Mota.
Quaresma
De acordo com a tradição cristã, o período de quaresma é um momento de preparação para a Páscoa, considerada a data mais importante do calendário litúrgico da Igreja Católica, já que representa a ressurreição de Jesus Cristo.
A quaresma se estende até a quinta-feira da Semana Santa, quando é celebrada a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. Neste ano, a data cai no dia 17 de abril.
Este período, de 40 dias é marcado por ser uma época de reflexão e penitências para os cristãos, que têm o costume como uma forma de preparação para celebrar a ressureição de Jesus Cristo.
Portanto, basicamente, a quaresma é um período de 40 dias em preparação para a Páscoa, que é o grande acontecimento da Igreja Católica – período em que antecede a paixão, morte e ressureição de Cristo.
Nesta época do ano, a Igreja Católica sugere três atitudes para que os cristãos possam se preparar durante a quaresma e buscar mais proximidade com Deus:
- Jejum (penitências);
- Esmola (caridade);
- Oração.
Além disso, é recomendada a abstinência de carne em duas ocasiões: Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.
Campanha da Fraternidade
Na quaresma, a Igreja Católica também propõe uma reflexão sobre temas sociais. Neste ano, a Campanha da Fraternidade traz a proposta de reflexão sobre preservação do meio ambiente.
O tema da campanha da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) neste ano é ‘Fraternidade e ecologia integral’. Essa é a nona vez que a campanha propõe temas ligados ao meio ambiente.
O objetivo é despertar uma reflexão e conversão ecológica de cuidado com o planeta. A ideia é promover uma mudança de pensamento, de mais cuidado com o meio ambiente para uma atuação menos extrativista e mais voltada à preservação.