O Diário do Vale - A Região no Mundo!
Search

Rafaela Daenekas Rampazzo é reeleita presidente do Conseg de Cândido Mota

Membros da Diretoria do Conseg entre o Delegado Titular de Cândido Mota, Guilherme Dias Gomes e o 1º Sargento Cristiano Batistela de Souza.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 16 de abril, no auditório ‘Gilfredo Boretti’, da Câmara de Vereadores de Cândido Mota, a eleição do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que reelegeu a presidente Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo para o biênio 2025/2027. Além dela, fazem parte da diretoria, a vice-presidente Lucélia Gonzaga Camacho, 1ª secretária Geize Graziele Martins Palharini, 2º secretário Evandro Carlos dos Santos Borges e diretora social e de assuntos comunitários, Silvana Aparecida de Souza.
A eleição foi conduzida pelo Delegado Titular de Cândido Mota, Guilherme Dias Gomes, e contou com a presença do 1º Sargento Cristiano Batistela de Souza, representante da Polícia Militar, presidente da Câmara Vinícius Nascimento, vereadores David Leiteiro, Maria Elaine da Saúde, Churrão, Zambito e Regina Jabur, secretária municipal de Educação e Cultura, Elaine Cristina Conde Fontana, diretores municipais, representantes de empresas e vários segmentos, membros do conselho e comunidade.
O delegado destacou a importância do Conseg para a comunidade e agradeceu a todos os membros pelo trabalho que vem sendo realizado em Cândido Mota. “Parabéns aos membros da diretoria, e aproveito para agradecer a equipe pelo bom trabalho no município, estreitando os laços entre a comunidade e as polícias”, disse Guilherme.

Debate
Após a eleição, os novos membros da diretoria já debateram junto com os presentes, as demandas relacionadas à segurança pública do município, como casos de tráfico e consumo de drogas, fiscalização de motocicletas e bicicletas motorizadas e aumento da jornada da Atividade Delegada.
O presidente da Câmara, Vinícius Nascimento, apontou uma reclamação dos moradores de Cândido Mota, sobre os motoqueiros que fazem manobras e barulho pela cidade, além das bicicletas motorizadas. O 1º Sargento Batistela ressaltou que o problema vem sendo registrado em vários municípios do Estado. Segundo ele, a Polícia Militar tem atuado na fiscalização efetiva para coibir este tipo de ação de alguns condutores de motocicleta. O mesmo acontece com as bicicletas com motor, que tem regulamentação de acordo com a potência do motor e velocidade máxima.
Outro ponto colocado em debate pelo presidente da Câmara foi sobre o consumo e tráfico de drogas na área central de Cândido Mota. Vinícius ressaltou que recebeu informações de transeuntes que avistaram o consumo e a comercialização de entorpecentes próximo ao campo de malha. Segundo ele, os denunciantes disseram que pessoas que ficam no terminal rodoviário levam as drogas até o local, onde entregam para os usuários. O Delegado ressaltou que tanto a Polícia Civil, quanto a Militar, tem atuado efetivamente no combate ao tráfico de drogas, com ações de prevenção e investigação.
A vereadora Elaine da Saúde falou sobre casos de furtos e a vereadora Regina Jabur fez indagações sobre a atuação das polícias em casos de violência contra a mulher. Segundo o representante da Polícia Militar, há uma equipe diária para atendimento em registros de casos de violência doméstica. Já a Polícia Civil também conta com equipe capacitada para os atendimentos ‘Maria da Penha’ e com a ‘Sala Lilás’ instalada na nova sede da Delegacia, exclusiva para este tipo de registro.
Os presentes também debateram sobre a diminuição da jornada de trabalho da Atividade Delegada no município. Os representantes da Câmara Municipal se comprometeram a atuar junto com o Conseg, nas tratativas de tentar aumentar a carga horária das equipes em Cândido Mota.
A próxima reunião do Conseg de Cândido Mota acontece no dia 14 de maio, quando ocorre a posse da nova diretoria.

Ultimas Notícias!