Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, no auditório ‘Gilfredo Boretti’, da Câmara de Vereadores de Cândido Mota, a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município. O delegado Guilherme Dias Gomes, representando a Polícia Civil, e o sargento Melico, representando a Polícia Militar, deram posse a presidente reeleita para o biênio 2025/2027, Rafaela Aparecida Daenekas Rampazzo, a vice-presidente Lucélia Gonzaga Camacho, 1ª secretária Geize Graziele Martins Palharini, 2º secretário Evandro Carlos dos Santos Borges e diretora social e de assuntos comunitários, Silvana Aparecida de Souza.
O encontro contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação e Cultura, Elaine Cristina Conde Fontana, dos vereadores David Leiteiro, Carlos Gordo, Churrão e Regina Jabur, cabo Matheus, representando o Corpo de Bombeiros, além de representantes de empresas e vários segmentos, membros do conselho e comunidade.

Debate
Após a posse, os novos membros da diretoria já debateram junto com os presentes, as demandas relacionadas à segurança pública do município.
Foi levantado debate a respeito dos andarilhos em Cândido Mota, principalmente os que ficam na rodoviária e na praça XXIII abordando as pessoas, alguns inclusive, proferindo ameaças. A presidente do Conseg, Rafaela Rampazzo, adiantou que estará fazendo um convite para que representantes da Assistência Social e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) participem da próxima reunião para debaterem o assunto. A princípio, a orientação é para caso alguma pessoa seja abordada com ameaças ou agressões, que acione a Polícia Militar através do 190.
Outra demanda da reunião foi em relação aos motociclistas que circulam em alta velocidade pela cidade, desrespeitando as leis de trânsito e causando perigo as pessoas. O representante da Polícia Militar disse que vai solicitar ao comando, a realização de uma operação no município juntamente com a equipe do Programa Policiamento com Motocicletas (ROCAM), com o objetivo de coibir tais práticas.
Os membros do conselho debateram ainda, sobre os perigos enfrentados por pais e alunos nas entradas e saídas das escolas. Segundo eles, várias reclamações chegaram ao Conseg, alertando que muitos condutores passam em alta velocidade em frente as unidades escolares. Rafaela Rampazzo disse que vai convidar o representante do Departamento Municipal de Trânsito para debater na próxima reunião, a possibilidade da implantação de faixas elevadas e melhorias da sinalização nestes locais.
Outro assunto comentado foi a volta do projeto ‘OAB Vai à Escola’, onde serão abordados temas levantados pelas escolas e os alunos receberão orientações feitas pela OAB de Cândido Mota.
Também ficou definido entre os membros do conselho, que as reuniões mensais acontecerão nas terceiras quartas-feiras do mês. O próximo encontro do Conseg de Cândido Mota acontece no dia 18 de junho, às 9h, na Câmara de Vereadores.